Você já abriu seu negócio online, já fez conta em todas as redes sociais, patrocina seus posts, mesmo assim, não consegue lucrar vendendo pela internet. O que pode estar acontecendo?
Estar nas plataformas digitais hoje em dia não é garantia de sucesso. A facilidade proporcionada por esses meios faz com que haja uma diversidade enorme de marcas se utilizando deles. É preciso não somente estar presente online, mas também estar presente de forma efetiva e se destacando entre a concorrência.
Pensando nisso, separamos 5 erros comuns de marketing digital que sua empresa não pode cometer!
1. Não montar uma estratégia de marketing digital
Como já dito acima, não basta estar presente no ambiente digital e achar que a mágica acontecerá. Você precisa definir a persona a quem o seu marketing será direcionado e, a partir daí, estabelecer quais redes sociais são as mais estratégicas para seu negócio, qual o tom e a linguagem da comunicação a serem aplicados e que tipo de conteúdo será divulgado nas suas páginas. Todo esse planejamento é realizado para garantir que sua estratégia irá atingir o público disposto a comprar seus produtos e que transmitirá identificação e confiança a esse público. Não estruturar suas ações, portanto, pode acabar surtindo o efeito oposto do que se espera, fazendo com que sua marca não seja atrativa para seu público ou não passe credibilidade.
2. Não analisar seus resultados – ou analisar errado
O planejamento e a estratégia de uma marca são feitos por pessoas, e pessoas falham. Portanto, não basta elaborar sua estratégia de marketing e não avaliar seus resultados: analisar o que está sendo feito, mensurar os resultados e, a partir daí, tomar a decisão de manter, modificar ou aprimorar sua estratégia é primordial para garantir o sucesso das suas ações. Outro erro nesse aspecto é focar nos resultados errados: seguidores, curtidas e compartilhamentos importam, mas os números prioritários a serem analisados são os visitantes, os leads gerados e os clientes que efetivamente realizaram alguma compra. Por isso, quando for colocar sua estratégia em prática, coloque sempre esses dados em comparação: só assim você terá uma dimensão concreta sobre seu resultado efetivo.
3. Focar no produto, e não em quem está comprando
Ninguém gosta de uma pessoa que só fala de si. Portanto, se você só falar sobre o seu produto e não se preocupar em entregar conteúdo relevante para a sua audiência, dificilmente ela se interessará no que você tem a dizer. O primeiro passo é criar uma ou mais buyer personas para o seu negócio. Depois, conhecendo bem o seu cliente, seus comportamentos, seus hábitos, seus objetivos, suas frustrações e suas esperanças, você poderá focar exatamente naquilo que ele deseja ouvir e ter uma estratégia de marketing de conteúdo toda voltada para essas temáticas. Assim, as chances de atrair o público desejado se amplificam – e, consequentemente, a taxa de conversão em vendas também.
4. Esquecer do pós-venda
Tão importante quanto conquistar um cliente novo é fidelizar a sua base. Procure manter contato com seus clientes, peça-os feedback sobre o seu produto ou serviço e prepare sua equipe de atendimento ao consumidor para resolver eventuais problemas da forma mais solícita e eficaz possível. Quando você mostra que se preocupa com a satisfação do seu cliente em todos os momentos, e não só na hora de fechar negócio, sua marca transmite comprometimento, aumentando as chances de um cliente feliz – e cliente feliz significa cliente que indica sua marca a outras pessoas.
5. Não investir em equipe especializada
Não contratar uma equipe de marketing especializada ou um agência de marketing digital para gerenciar é um grande erro na hora de aplicar uma estratégia de marketing digital. Isso porque uma estratégia efetiva depende de estudos, análises e interpretações de dados constantes. Se você entregar essa tarefa a pessoas da sua equipe sem experiência ou tentar fazer por você mesmo, as chances de cometer erros aumenta consideravelmente. Lembre-se que o dinheiro gasto é um investimento, pois uma estratégia de marketing digital bem consolidada pode ser a chave para impulsionar seus lucros.