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Como um feedback pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa

Como um feedback pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa

Sabe quando escutamos “você deve saber receber uma crítica construtiva”? Como um a crítica pode ser construtiva ou como ela pode se tornar construtiva? Nesse caso, a interpretação é fundamental. O desenvolvimento de uma empresa está altamente atrelado aos feedbacks dados pelos clientes, lideres, ou até entre colegas de trabalho. É importante saber onde estamos errando ou acertando para buscar melhorias e avaliar o desempenho. Feedback é uma resposta recebida após uma ação, uma espécie de avaliação. Ao pé da letra feedback é a informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.

Certo, mas como a interpretação é fundamental no recebimento de um feedback?

Receber um feedback não necessariamente é algo ruim, por isso podemos dizer que o feedback poder ser positivo, construtivo e negativo; são 3 categorias que sabendo diferenciá-las atingiremos o objetivo que elas representam.

  • O objetivo do feedback positivo é elogiar uma atitude que teve um impacto positivo e que poderia ser repetida ou em certo caso melhorada.
  • Já quando falamos do feedback construtivo, trata-se de um comportamento negativo que precisa ser aprimorado de forma que não prejudique nem a empresa nem o profissional futuramente.
  • Quando o feedback é negativo, quer dizer que aquela atitude não deve mais ser tomada, pois aprimora-la demandaria um tempo que poderíamos empregar em outra tarefa. Portanto, se torna apenas um comentário negativo sobre um comportamento que necessita ser modificado.

Tendo em vista que uma empresa é um conjunto de pessoas que executam tarefas que juntas alcançam o mesmo objetivo, se cada uma dessas pessoas, recebendo um feedback, buscar sua melhoria, o crescimento será evidente.
O aprimoramento de produto, serviço ou comportamento é extremamente necessário quando a visão da empresa é se manter no mercado de forma diferenciada e fidelizar clientes; o que é oferecido e a forma como é oferecido é observado em qualquer que seja o local. Pensa conosco, quando você vai num local comprar um determinado item, como por exemplo um celular, a loja pode ter o seu produto e te ofertar um ótimo preço, mas se o atendimento não for de qualidade, sua avaliação sobre aquela loja não será das melhores. É através dessa sua avaliação que atitudes serão tomadas visando a melhoria da empresa.

A prática do feedback é uma via de mão dupla, dentro de uma instituição, você tanto pode receber feedback como dar um feedback e para isso é indispensável que você saiba a melhor forma de fazer isso então, aí vão algumas dicas:

  • O feedback precisa ser dado em tempo, de forma que a situação ainda esteja fresca na mente de ambas as partes, porém é importante não fazer tomado pela emoção do momento;
  • Pensar antecipadamente nos argumentos é uma boa estratégia também, escrever o que será dito para que a conversa flua com mais clareza, tratando esse momento com a devida importância;
  • Apesar de ser uma técnica bem conhecida, não é recomendável utilizar a "técnica sanduíche" que consiste em inserir um a crítica entre 2 elogios, pois isso mascara a crítica e faz com que o elogio não tenha nenhuma relevância;
  • E importante também dar o feedback pessoalmente e em um tommenos pungente para que a crítica construtiva funcione, pois o impacto da crítica é bem maior que o de um elogio;
  • Não é recomendável oferecer feedbacks construtivos em público, pois de alguma forma isso pode constranger quem o recebe;
  • Fazer piadas pode minimizar a importância daquela situação e não é disse que precisamos;
  • Como também é essencial ter tempo para passar o feedback, cuidar do desenvolvimento da conversa é de extrema importância para uma boa absorção.

Para mostrar ao cliente que valorizamos o feedback dele, é primordial mudarmos o comportamento, serviço e produto oferecido de forma a colocar em prática a opinião deles, demonstrando importância pelo que ele fala.

Quer entender mais sobre esse assunto? Nós da Pepper Web temos o prazer de te ajudar a colocar essas dicas em prática. Entre em contato conosco.

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