HOME >

Um guia completo para realizar uma revisão de texto impecável!

Um guia completo para realizar uma revisão de texto impecável!

Independente do tipo de texto, é necessário ter cuidado com a gramática, adequação ao tom, atenção à ortografia e domínio da pontuação. Essas são exigências básicas para qualquer revisor, certo?

Porém, se você está se aventurando no mundo da revisão e acredita que isso é suficiente, saiba que está errado! A verdade é que para fazer uma revisão de texto exemplar, é preciso ir além.

Mas o que realmente pode levar o seu trabalho a um novo patamar, saindo do amadorismo e alcançando a profissionalidade? O segredo está nos detalhes, especialmente quando se trata de revisão de texto para web.

Neste texto, você aprenderá dicas simples e práticas para deixar qualquer cliente satisfeito. Além disso, você terá uma lista dos erros mais comuns cometidos por revisores iniciantes. Fique de olho e prepare a sua própria lista de verificação!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Formatação de texto

Vamos começar pela formatação, o primeiro ajuste a ser feito antes de iniciar qualquer revisão. Acredite: seguir os padrões de formatação ajuda muito na visualização de erros!

Um grande número de espaçamentos desnecessários, partes não justificadas e diferentes formatos de subtítulos definitivamente não ajudam. Portanto, antes de mais nada, defina um modelo para organizar o texto.

Se você vai revisar textos na plataforma da PepperWeb, é possível que encontre posts com diferentes fontes e espaçamentos. Isso acontece quando os redatores utilizam um editor de texto externo e depois colam o conteúdo final na plataforma, muitas vezes segmentando esse processo. Portanto, alinhe todo o texto à esquerda, inclua espaçamentos após os parágrafos e padronize os títulos. E lembre-se de corrigir os espaçamentos duplos, que diferenciam os revisores cuidadosos dos descuidados.

Título do texto

Após formatar o texto, vamos ao título. Embora, em princípio, você não deva mudar o título drasticamente, existem exceções.

Se houver erros de digitação ou de ortografia, é seu dever corrigi-los!

Imagine começar a leitura de um texto com um erro tão evidente! Isso compromete a credibilidade do texto e, consequentemente, seu trabalho. Da mesma forma, se o título for no formato “X alguma coisa”, substitua o “X” pelo número correspondente. Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Introdução do texto

Queira ou não, a maior parte do tempo e esforço gastos em uma revisão de texto é destinada à introdução. Não que o restante do conteúdo seja menos importante, mas é no início que a atenção do leitor é capturada ou completamente perdida.

Portanto, manter algumas linhas introdutórias que não despertam a curiosidade do leitor, apenas porque estão gramaticalmente corretas, é negligenciar sua responsabilidade como editor de texto.

Mesmo que você não seja um especialista em diversos assuntos para criar introduções irresistíveis, você pode usar e abusar da linguagem. Existem várias formas de dizer a mesma coisa, umas mais interessantes do que outras.

Assim, fazendo escolhas cuidadosas, alterando ordens, trocando palavras ou incluindo questionamentos, você pode melhorar a abertura do conteúdo. Se perceber que a introdução não está a altura, faça uma pesquisa rápida e focada para encontrar insights valiosos. Experimente!

Intertítulos

Título e introdução em ordem? Agora você precisa garantir que o desenvolvimento do texto acompanhe a promessa.

Pense bem: se os intertítulos estão desorganizados, o foco do texto pode se perder. Portanto, o ideal é que cada item mencionado no título se torne um intertítulo correspondente.

Por exemplo, se você tiver um texto com o título “X maneiras de alcançar o sucesso”, cada maneira deve se tornar um intertítulo. A mesma lógica se aplica a títulos que começam com um questionamento ou um imperativo.

Se o texto chegou sem nenhuma divisão, em forma de um grande bloco de informações, ajuste o conteúdo para adicionar intertítulos. E lembre-se de padronizá-los, isso torna a leitura mais clara e agradável.

Se um intertítulo está em forma de pergunta, outro começa com um verbo no imperativo e o terceiro é uma citação, escolha um padrão e transforme o restante. Não deixe um texto corrido sem nenhuma opção, pois isso dificulta a leitura e a compreensão do conteúdo.

CTA (Call to Action)

Todo conteúdo deve ter um começo, meio e fim. Ser concatenado, com coesão e coerência é muito importante. Mas você sabe qual é o fim ideal para os materiais web? O famoso CTA!

Se você é um revisor iniciante neste universo, é importante entender a importância do call to action, que é um convite para o leitor agir e estabelecer uma relação com a marca.

Para isso, você pode sugerir que o visitante baixe um e-book, curta a página nas redes sociais, compartilhe o material com seus contatos, complementar a leitura com outro conteúdo relacionado ou simplesmente comentar no post.

Se o redator não incluiu o CTA, é responsabilidade do revisor adicioná-lo de acordo com a persona e a fase do funil correspondente. Um CTA bem colocado no final do texto é essencial para o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo.

SEO (Otimização para mecanismos de busca)

Além de todos os cuidados com a revisão de cada parte do texto, existem dois detalhes que agregam um valor inestimável ao conteúdo: palavras-chave e link building! A inclusão correta desses recursos demonstra sua experiência na revisão de textos para web.

As palavras-chave devem aparecer de forma elegante na introdução, conclusão e possivelmente, em um intertítulo. É possível utilizar as keywords ao longo do texto, juntamente com seus sinônimos, mas evite o excesso, pois o Google pode penalizar o texto nos resultados de busca.

Os links internos e externos servem para complementar o conteúdo, explicar termos e confirmar fontes de pesquisa. É importante escolher cuidadosamente os links externos, evitando os de empresas concorrentes.

Se o redator não incluiu as palavras-chave ou não fez o esforço necessário para encontrar posts relacionados, você deve ajustar o conteúdo. Uma pesquisa rápida no blog do cliente pode revelar informações valiosas e a inclusão das palavras-chave certamente melhorará o posicionamento nos mecanismos de busca.

Gramática e ortografia

Chegou o momento de focarmos em um dos aspectos mais importantes de um texto para web: as regras de gramática e ortografia da língua portuguesa.

Para sua sorte, existem ferramentas online gratuitas que podem ajudar na correção ortográfica e gramatical. Dicionários tradicionais, dicionários criativos e sites especializados tiram as dúvidas mais traiçoeiras que podem comprometer o seu trabalho. Confira:

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

O VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) revela se determinada palavra existe em nosso vocabulário. Além disso, ele marca corretamente os termos estrangeiros que precisam ser destacados em itálico. O VOLP também oferece informações sobre as classificações gramaticais dos verbos. Acesse o site da Academia Brasileira de Letras ou baixe o aplicativo para Android ou dispositivos Apple.

Dicionários tradicionais

Pelo menos dois grandes dicionários estão disponíveis gratuitamente na internet: Aurélio e Michaelis. Você pode comparar as definições de cada um deles ou optar pelo que preferir. O Aurélio ainda oferece links para um guia e um verificador do novo acordo ortográfico.

Dicionário criativo

O Dicionário Criativo inclui expressões informais e palavras que só depois de muito tempo chegam aos dicionários tradicionais. Além dos sinônimos e exemplos de uso, o Dicionário Criativo traz termos relacionados, o que torna seu texto mais criativo e interessante.

Conjugação verbal

O Conjugador é uma ferramenta simples que fornece todas as conjugações dos verbos, incluindo os irregulares. Com o Conjugador, você nunca mais vai errar na conjugação de um verbo.

Só Português

Esse site é praticamente um curso de língua portuguesa. Nele, você encontra todas as regras do português, além de abreviaturas, gírias e uma seção de dúvidas comuns. O Só Português é um guia completo para revisores.

Dictionary.com

A revisão ortográfica e gramatical também pode incluir o inglês, especialmente em textos corporativos. O Dictionary.com é uma ferramenta confiável para conferir a escrita correta de palavras e expressões em inglês.

Com todas essas dicas, você já pode montar uma ótima lista de verificação. Seguindo essas orientações, você evitará erros comuns cometidos por revisores iniciantes.

Os 7 principais erros dos revisores iniciantes

Se o revisor é responsável por destacar um texto, quem é responsável por garantir que ele está fazendo tudo certo? Ele mesmo!

É claro que tanto a equipe da PepperWeb quanto o cliente final farão suas observações, mas espera-se que você faça um bom trabalho. Por isso, é importante prestar atenção em alguns pontos ao revisar um texto.

1. Ler sem atenção e rápido demais

Não se assuste com um erro tão óbvio, ele acontece. Não porque você não saiba que a atenção é fundamental, mas por outros motivos. Às vezes, você está com pressa para mostrar eficiência ou aumentar seus ganhos, e isso pode prejudicar a qualidade de seu trabalho. Um trabalho mal executado é ruim para sua reputação profissional e fará com que os clientes pensem duas vezes antes de contratá-lo novamente.

2. Fazer uma revisão engessada

O que seria uma revisão engessada? É aquela que segue rigidamente as normas gramaticais. Em alguns casos, variações linguísticas não são consideradas erros, mas revisores inexperientes impõem mudanças. É preciso lembrar que, em uma redação web, a linguagem varia de acordo com a persona criada na estratégia de marketing de conteúdo. Portanto, tenha flexibilidade e saiba quando é adequado adaptar o texto.

3. Corrigir por corrigir

Um bom trabalho de revisão não se mede pela quantidade de correções feitas em um texto. Muitas vezes, um texto precisa de poucas alterações. Na plataforma PepperWeb, isso é bastante comum. Muitos revisores também são redatores e produzem textos impecáveis. Portanto, não mude uma palavra se não for necessário. Em vez disso, faça um feedback ao redator, valorizando os pontos em que ele usou bem os recursos linguísticos.

4. Impor seu estilo e gosto

Outro erro comum de revisores iniciantes é reescrever o texto de acordo com seu estilo e opinião, mesmo que linguísticamente corretas. Você pode ter suas preferências, mas elas devem ser guardadas para a sua produção textual, não para a dos outros. Respeite o estilo do redator e seja imparcial.

5. Confiar excessivamente nos corretores automáticos

Os corretores automáticos são úteis, mas não são perfeitos. Eles são bancos de dados que verificam o texto de acordo com as regras que possuem. No entanto, eles não conseguem interpretar o contexto e entender o significado das palavras. Portanto, não confie apenas no corretor automático. Faça a revisão manual para garantir a qualidade do texto.

6. Falta de concentração durante a revisão

Revisar um texto é uma tarefa minuciosa que requer concentração. Muitos revisores iniciantes se distraem facilmente com o celular ou redes sociais. A falta de concentração pode levar a erros grosseiros. Portanto, esteja atento e evite distrações enquanto revisa um texto.

7. Não prestar atenção em homônimos e parônimos

Ambos são palavras que confundem e podem passar despercebidas ao revisar um texto. Por isso, preste muita atenção a elas e revise com cuidado.

Com todas essas dicas em mente e com o português em dia, você terá muitas oportunidades de trabalho e receberá feedbacks positivos. No entanto, se você não gosta de prospectar clientes, não se preocupe! Nós, da PepperWeb, oferecemos uma equipe de especialistas em conteúdo. Entre em contato conosco agora mesmo!

Cadastre-se e receba novidades:

Estamos comprometidos com a sua privacidade. A PepperWeb usa as informações que você nos fornece para contatá-lo sobre nosso conteúdo, produtos e serviços relevantes. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para mais informações, confira nossa política de privacidade .

Mais conteúdos que podem te ajudar:

Tire as dúvidas de seus clientes

Hoje em dia as redes sociais dispõem dos mais diversos canais de interação com seu público. Pontualmente produza conteúdo em formato de lives, stories, hangouts

Quais dores seu produto resolve?

Para identificar as dores da persona, é preciso realizar pesquisas e entrevistas com o público-alvo, bem como analisar dados demográficos e comportamentais. Algumas perguntas que

Fale Conosco

Você só precisa preencher os campos abaixo:

Mais canais de comunicação

Você também pode falar pelos canais:

Telegram

Youtube

Google