Cursos on-line ou ao vivo, a educação do futuro.

Cursos on-line ou ao vivo, a educação do futuro.

Se você precisa se capacitar profissionalmente, mas a realidade de um ensino presencial não cabe nas poucas 24h do seu dia, nós te entendemos. Os cursos a distância surgiram com o objetivo de preparar as pessoas profissional e culturalmente sem exigir delas horas em uma instituição com aulas presenciais, isso facilitou a vida tanto de quem não tem tempo ou sofre com a distância. Pesquisando, você encontra cursos online ou a distância podendo ser gratuitos ou pagos.

Apesar de aparentar ser uma ferramenta moderna, o início do aprendizado à distância ocorreu com a revolução científica, quando por meio de cartas eram comunicadas as descobertas científicas realizadas.
Porém o aprimoramento dessa técnica de ensino surgiu no final da segunda guerra mundial, no século XX, junto com o desenvolvimento tecnológico. Já no Brasil, o ensino a distância teve um crescimento a partir da década de 30 através da Rádio-Escola Municipal e na década de 70 a fundação Roberto Marinho, através da Rede Globo de Televisão, passou a apresentar o telecurso. Atualmente com o avanço da tecnologia e com a acessibilidade aos meios de comunicação, estão surgindo oportunidades de capacitação a distância, online, por vezes gratuitas e que oferecem certificado de conclusão.

Na maioria das vezes, para fazer um curso online você precisará de:

  • Acesso à internet
  • Dispositivo para acesso ao conteúdo virtual (computador, aparelho
    de celular…)
  • Dispositivo para saída de áudio
  • Dispositivo para entrada de áudio

A metodologia utilizada é similar ao ensino presencial se diferenciando apenas no meio de comunicação utilizado. Dentre os métodos de aprendizado à distância encontramos o EaD, E-Learning e Curso Online.
Abaixo vamos explicar o que cada termo significa de fato.

  • EaD é o método de ensino onde o professor e o aluno não estão presentes no mesmo ambiente.
  • E-Learning é o método de ensino que utiliza a internet para o aprendizado, onde o conteúdo é disponibilizado para o aluno em um ambiente virtual. Esse método é pode ser dividido em duas categorias:
    • 1. Sincrono: quando o conteúdo é transmitido ao vivo através do formato de vídeo conferência com um horário pré-estabelecido;
    • 2. Assincrono: quando o curso ou treinamento é gravado e o aluno poderá ter acesso em qualquer horário ao conteúdo das aulas.
  • Curso On-line acaba sendo o termo popular para E-Learning, porém sua abordagem abrange vário formatos como:
    • 1. Arquivo em PDF;
    • 2. Apresentações PowerPoint;
    • 3. E-mails;
    • 4. Links para downloads;
    • 5. Acesso restrito – com preenchimento de login e senha;
    • 6. Canais de vídeo em plataformas como youtuber, por exemplo.

Esse método de aprendizagem, como qualquer outro, acompanha suas vantagens e desvantagens, confere abaixo. Entre as vantagens estão:

  • Flexibilidade de dia e horário para realização das aulas deixando o aluno livre para estabelecer quando e onde estudar;
  • Não há necessidade de deslocamento até o local de ensino;
  • Caso as aulas sejam gravadas, é possível pausar, parar e continuar a qualquer momento;
  • Certificado ou diploma com o mesmo “peso” do ensino presencial;
  • Custos reduzidos em vários aspectos;
  • O material utilizado, na maioria das vezes, é digital, podendo ser consultado a qualquer momento.

Falando de desvantagem a única que deve ser ressaltada é que o aluno precisa ser disciplinado para se programar e alcançar seus objetivos.

Se você está pronto para transformar sua carreira e adquirir novas habilidades por meio de cursos online e infoprodutos, confira nosso guia completo com todos os passos essenciais para criar, lançar e promover seu próprio infoproduto de sucesso. Descubra como tornar sua jornada de aprendizado mais flexível e acessível. Leia agora!

Para ler agora:

Como Lançar um Produto Digital com perfeição? Melhor Guia que irá ler.

Estudo de Caso de Lançamento de Produtos Digitais: Lições Aprendidas e Aplicações Futuras

Tendências em Produtos Digitais: Um Guia para Iniciantes 

Cadastre-se e receba novidades:

Estamos comprometidos com a sua privacidade. A PepperWeb usa as informações que você nos fornece para contatá-lo sobre nosso conteúdo, produtos e serviços relevantes. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para mais informações, confira nossa política de privacidade .

Mais conteúdos que podem te ajudar:

Assessoria de Imprensa com Inbound Marketing

“Quando você fala bem do seu próprio negócio, é propaganda. Quando os outros falam bem dele, é assessoria de imprensa”. Embora simples, essa definição traz vários insights de como um bom relacionamento com a mídia pode impulsionar sua estratégia de inbound (nos EUA, por exemplo, escutamos cada vez mais o termo “Inbound PR (Public Relations)”. Veja abaixo 3 vantagens e 1 ponto de atenção ao integrar estas estratégias…

Fale Conosco

Você só precisa preencher os campos abaixo:

Mais canais de comunicação

Você também pode falar pelos canais:

Telegram

Youtube

Google