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Storytelling perfeito para um webinário ou live de lançamento de infoproduto

Storytelling perfeito para um webinário ou live de lançamento de infoproduto

O storytelling é uma técnica poderosa que pode ser usada em eventos online, como webinários e lançamentos, para envolver e engajar o público. Ele permite que as pessoas se conectem emocionalmente com a mensagem que está sendo transmitida e se sintam mais propensas a agir de acordo com essa mensagem.

Uma narrativa bem construída crie uma conexão com o público, fazendo com que eles se sintam mais envolvidos e interessados no conteúdo do evento. Ela pode ser usada para transmitir informações complexas de uma maneira simples e fácil de entender, o que ajuda a manter a atenção do público.

Além disso, o storytelling também pode ser usado para transmitir valores e mensagens importantes, como a importância da educação financeira. Ele pode ajudar a criar uma sensação de comunidade e solidariedade, o que pode ser especialmente importante em eventos online onde as pessoas não estão fisicamente presentes.

As Técnicas mais conhecidas de Storytelling:

Algumas técnicas de roteiro de storytelling comumente utilizadas incluem:

  1. A estrutura de três atos: Essa estrutura divide a história em três partes, cada uma com um objetivo específico. O primeiro ato é conhecido como o “setup”, onde é estabelecido o cenário e os personagens são introduzidos. O segundo ato é conhecido como o “confronto”, onde o conflito principal é estabelecido e o personagem principal enfrenta desafios e obstáculos para alcançar seu objetivo. O terceiro ato é conhecido como o “resolução”, onde o conflito é resolvido e a história é concluída.
  2. Arco de personagem: Esse conceito se concentra na jornada do personagem principal, mostrando como ele muda e evolui ao longo da história. Isso pode ser mostrado através de suas ações e decisões, bem como através de suas relações com os outros personagens.
  3. Show, don’t tell: Essa técnica incentiva os roteiristas a mostrar a ação e as emoções dos personagens através de diálogo e ação, em vez de explicar tudo através de narrativa. Isso permite que o espectador se envolva mais com a história e se conecte com os personagens de forma mais significativa.
  4. Inciting incident: Esse conceito se concentra em um evento ou ação inicial que define o conflito e dá início à história. Isso é geralmente o ponto de partida para a jornada do personagem principal e estabelece o objetivo para ele alcançar.
  5. Personagens arquetípicos: Essa técnica utiliza personagens clássicos, como o herói, o vilão, o mágico, entre outros, para ajudar a contar a história. Isso permite que o espectador se relacione com os personagens de forma mais fácil e rápida, pois eles já têm características e personalidades pré-estabelecidas.
  6. Pacing: Essa técnica se concentra em controlar o ritmo da história, alternando entre cenas rápidas e lentas para manter o interesse do espectador. Isso pode ser feito através de uma variedade de elementos, como diálogo, ação, música e edição.
  7. Plantar e coletar: Essa técnica consiste em plantar informações ou eventos no início da história que são coletadas e usadas mais tarde. Isso cria uma sensação de anticipação e desenvolvimento para a história, pois o espectador fica curioso para saber como as informações plantadas serão utilizadas.
  1. Cliffhangers: Essa técnica consiste em terminar cada cena ou capítulo com um gancho, deixando o espectador ansioso pelo próximo. Isso pode ser feito através de perguntas não respondidas, reviravoltas surpreendentes ou situações tensas, criando um senso de suspense e fazendo com que o espectador queira continuar assistindo.
  2. A estrutura de três atos: Essa estrutura divide a história em três partes, cada uma com um objetivo específico. O primeiro ato é conhecido como o “setup”, onde é estabelecido o cenário e os personagens são introduzidos. O segundo ato é conhecido como o “confronto”, onde o conflito principal é estabelecido e o personagem principal enfrenta desafios e obstáculos para alcançar seu objetivo. O terceiro ato é conhecido como o “resolução”, onde o conflito é resolvido e a história é concluída.
  3. Arco de personagem: Esse conceito se concentra na jornada do personagem principal, mostrando como ele muda e evolui ao longo da história. Isso pode ser mostrado através de suas ações e decisões, bem como através de suas relações com os outros personagens.
  4. Show, don’t tell: Essa técnica incentiva os roteiristas a mostrar a ação e as emoções dos personagens através de diálogo e ação, em vez de explicar tudo através de narrativa. Isso permite que o espectador se envolva mais com a história e se conecte com os personagens de forma mais significativa.
  5. Inciting incident: Esse conceito se concentra em um evento ou ação inicial que define o conflito e dá início à história. Isso é geralmente o ponto de partida para a jornada do personagem principal e estabelece o objetivo para ele alcançar.
  6. Personagens arquetípicos: Essa técnica utiliza personagens clássicos, como o herói, o vilão, o mágico, entre outros, para ajudar a contar a história. Isso permite que o espectador se relacione com os personagens de forma mais fácil e rápida, pois eles já têm características e personalidades pré-estabelecidas.
  7. Pacing: Essa técnica se concentra em controlar o ritmo da história, alternando entre cenas rápidas e lentas para manter o interesse do espectador. Isso pode ser feito através de uma variedade de elementos, como diálogo, ação, música e edição.
  8. Plantar e coletar: Essa técnica consiste em plantar informações ou eventos no início da história que são coletadas e usadas mais tarde. Isso cria uma sensação de anticipação e desenvolvimento para a história, pois o espectador fica curioso para saber como as informações plantadas serão utilizadas.
  9. Cliffhangers: Essa técnica consiste em terminar cada cena ou capítulo com um gancho, deixando o espectador ansioso pelo próximo. Isso pode ser feito através de perguntas não respondidas, reviravoltas surpreendentes ou situações tensas, criando um senso de suspense e fazendo com que o espectador queira continuar assistindo.

Qual dessas técnicas é indicada para um webinário?

Vamos trazer uma apresentação em terceira pessoa exemplificando como encaixar as ténicas nos momento certo, depois iremos dar mais emoção em primeira pessoa, como contar nossa história.

[INICIO]

Narrador: “Conheci um jovem chamado João. Ele era um rapaz inteligente e trabalhador, mas sempre se sentia insatisfe com sua vida. Ele não sabia o que queria, mas sabia que precisava de algo mais.”

[INCITING INCIDENT]

Narrador: “Um dia, João encontrou um velho mapa em sua casa. O mapa mostrava uma ilha misteriosa no meio do oceano. João ficou fascinado e decidiu que essa seria sua chance de encontrar algo mais.”

[SHOW, DON’T TELL]

Narrador: “Então, João começou a se preparar para a jornada. Ele construiu um barco, aprendeu a navegar e reuniu suprimentos para a viagem. Finalmente, ele partiu em busca da ilha misteriosa. (mostra cenas de João construindo o barco, aprendendo a navegar e reunindo suprimentos)”

Narrador: “A jornada foi longa e difícil, mas João nunca desistiu. Ele enfrentou tempestades, naufrágios e outros desafios, mas sempre seguiu em frente. (mostra cenas de João enfrentando desafios durante a jornada)”

Narrador: “Finalmente, João chegou à ilha misteriosa. Ele explorou a ilha e descobriu que ela estava cheia de tesouros e segredos. (mostra cenas de João explorando a ilha e descobrindo seus tesouros)”

[PACING]

Narrador: “Agora que João havia chegado à ilha, ele precisava decidir o que fazer com seus tesouros. Ele teve que tomar algumas decisões rápidas e importantes. (mostra cenas de João tomando decisões)”

Narrador: “Enquanto isso, João precisava lidar com outros desafios, como encontrar comida e construir uma moradia. Ele teve que trabalhar duro e ser criativo para sobreviver. (mostra cenas de João lidando com esses desafios)”

[CLIFFHANGERS]

Narrador: “Mas a jornada de João ainda não havia acabado. Ele descobriu que a ilha estava sendo ameaçada por um bando de piratas. João precisaria lutar para proteger seus tesouros e sua nova vida. Será que ele conseguiria vencer os piratas e salvar a ilha? (cria um cliffhanger para deixar a audiência ansiosa para a próxima parte da história)”

[CLIMAX]

Narrador: “João reuniu sua coragem e liderou uma batalha contra os piratas. Ele usou sua inteligência e habilidades para vencer a batalha e salvar a ilha. (mostra cenas emocionantes da batalha e da vitória de João)

[FALLING ACTION]

Narrador: “Agora que a ameaça dos piratas havia sido vencida, João podia se concentrar em construir sua nova vida na ilha. Ele usou seus tesouros para construir uma casa e começar uma nova comunidade. (mostra cenas de João construindo sua nova vida e comunidade)”

[RESOLUTION]

Narrador: “João finalmente encontrou a felicidade e a realização que tanto procurava. Ele descobriu que a verdadeira riqueza estava em construir algo duradouro e valioso. E assim, ele viveu feliz para sempre. (mostra cenas finais de João vivendo feliz na ilha)”

[FIM]

Esse script exemplifica como as técnicas de storytelling podem ser utilizadas para criar uma história envolvente e emocionante. A estrutura de inciting incident, show, don’t tell, pacing, cliffhangers, climax, falling action e resolution são utilizadas para criar tensão, emoção e resolução na história, mantendo o interesse da audiência.

Foi a partir de testes e relacionando as melhores técnicas que criamos um método de eficaz, o C-I-V-D-C-D-R, ou seja CONFLITO > INTRODUÇÃO > VIRADA > DESENVOLVIMENTO > CLIMAX > DESENVOLVIMENTO > RESOLUÇÃO.

Entenda como vamos utilizar essas técnicas no exemplo a seguir.

Utilizando a técnica na minha história

Agora, vamos esquecer um pouco as técnicas e trazer isso para uma história nossa, observe a evolução de cada parágrafo. Importante é que você pode adicionar elementos, personagens e emoções sentidas ao longo de sua jornada e transformação.

Vamos lá:

[CONFLITO]

“Eu sempre achei que era bom em lidar com dinheiro, mas eu estava muito enganado. Eu gastava sem pensar nas consequências e acabei me encontrando completamente endividado. Eu sabia que precisava mudar algo, mas eu não sabia por onde começar.”

[INTRODUÇÃO]

“O evento impactante que me fez começar a mudar foi quando eu perdi meu emprego, eu fiquei sem dinheiro e sem saber o que fazer, a minha atitude era de desespero e preocupação. Eu tinha contas para pagar e não sabia como iria sobreviver financeiramente. Foi nesse momento que eu percebi que precisava mudar minha educação financeira.

Eu tive que tomar decisões difíceis, como mudar de casa para um lugar mais barato e reduzir minhas despesas. Tive que me desfazer de alguns luxos e cortar gastos desnecessários. Eu também comecei a trabalhar duro para ganhar dinheiro extra, mesmo que isso significasse trabalhar até tarde todas as noites.

Minha situação financeira me causou muita tensão e raiva, mas eu não podia desistir. Eu tinha minha família para cuidar, minha esposa e meus filhos, eu não podia deixá-los passar necessidade. Eu tinha a ambição de deixá-los em uma situação melhor do que eu tive.

[VIRADA]

Então, um dia, eu encontrei um livro sobre educação financeira. Eu comecei a ler e logo descobri que havia muito mais para aprender do que eu imaginava. Eu comecei a entender como funcionavam as finanças pessoais e como eu poderia usar isso a meu favor. Foi um momento emocionante para mim, pois eu senti que finalmente havia encontrado uma solução para meus problemas financeiros.”

[DESENVOLVIMENTO]

Eu comecei a fazer mudanças simples, como cortar despesas desnecessárias e começar a poupar dinheiro. Eu comecei a registrar tudo que gastava, saber exatamente onde estava colocando meu dinheiro. Eu também comecei a investir em minha educação financeira, lendo mais livros e assistindo a vídeos sobre o assunto. Foi um processo difícil, pois eu tinha muitos hábitos de gastar dinheiro que eu precisava mudar, mas eu estava determinado a alcançar minhas metas financeiras.

[CLIMAX]

“Eu trabalhei duro e, finalmente, consegui pagar minhas dívidas e estabelecer um orçamento saudável. Foi um momento emocionante quando eu consegui quitar minha dívida mais alta, que era de R$ 50.000,00. Eu chorei de alegria quando paguei a última parcela e me senti livre de uma grande carga.

[DESENVOLVIMENTO]

Eu também comecei a investir meu dinheiro sabiamente, e meus investimentos começaram a render. Eu fiquei emocionado quando pude ver meu dinheiro trabalhando para mim e crescendo. Eu também comecei a poupar dinheiro para o futuro, como uma reserva de emergência e para a aposentadoria.

[RESOLUÇÃO]

Hoje, eu sou financeiramente estável e seguro. Eu tenho as habilidades e os conhecimentos para continuar cuidando de minhas finanças e alcançar minhas metas. Eu quero compartilhar minha história e minhas lições aprendidas com as pessoas ao meu redor, para que elas também possam alcançar sucesso financeiro. Eu fico contente quando posso ajudar alguém a melhorar sua educação financeira, eu sei que isso pode mudar a vida de alguém, como mudou a minha.”

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