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Otimize sua estratégia de mídias sociais com o método AIDA

Otimize sua estratégia de mídias sociais com o método AIDA

 

Otimize sua estratégia de mídias sociais com o método AIDA

Bem tradicional no ramo do marketing, a técnica AIDA – sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação – é uma excelente técnica para aprimorar sua estratégia de mídias sociais. O objetivo central do método é persuadir o cliente com a intenção de pedi-lo para realizar uma ação. Confira cada passo da estratégia contextualizada para as mídias sociais.

 1. Atenção

Esse é o momento em que você precisa chamar a atenção do seu público para o que você tem a dizer. Em um espaço tão cheio de conteúdo como as mídias socias, onde você disputa o olhar da audiência não só com outras marcas, mas também com o conteúdo compartilhado pelo círculo social dos seus consumidores e ainda com pessoas públicas, esse pode ser um desafio e tanto! O segredo nesse ponto é criar uma chamada apelativa, que ofereça à audiência o que ela precisa: identifique a dor do seu cliente e explore-a. Por exemplo, se você vende imóveis no campo, em vez de “Compre seu imóvel no campo agora”, tente “Invista num lar com paz e tranquilidade!”.

 2. Interesse

Se você obteve sucesso na primeira etapa, o desafio agora é manter seu potencial cliente interessado na mensagem que você tem a oferecer. Novamente, um desafio num ambiente virtual com tanta informação, onde a probabilidade de dispersão é grande. Nesse momento, você deve utilizar de argumentos para embasar a sua mensagem e manter o consumidor interessado no que você tem a dizer. Retomando o exemplo dos imóveis no campo: traga dados sobre os benefícios de morar no campo para reduzir o estresse e do contato com a natureza para aumentar a longevidade, ou depoimentos de pessoas que se mudaram da cidade para o campo… Seja criativo!

 3. Desejo

Agora é o momento de convencer a audiência de que você oferece exatamente aquilo que ela procura. Ou seja: despertar o desejo do consumidor pelo seu produto ou serviço. Seu objetivo é provar, com argumentos o mais consistentes possível, que o produto ou serviço que você oferece é exatamente o que o consumidor precisa. Esse é o momento de explorar os benefícios e diferenciais da sua mercadoria para o cliente. Conte quantas pessoas fugindo do estresse já adquiriram seus imóveis, explore a beleza natural do local, enfatize que será um ambiente tranquilo para criar seus filhos e o que mais seja relevante para o público.

 4. Ação

Concluídas com sucesso as etapas anteriores, o público estará pronto para atender a seus pedidos. Aqui é a hora de consumação da sua estratégia, no qual o consumidor está inclinado a adquirir seu produto ou serviço. Não tenha medo de fazer um pedido para o seu consumidor, pois, se ele chegou até essa etapa, é porque você conseguiu persuadi-lo de que tem a solução para o seu problema: portanto, ele não tomará seus conselhos de forma invasiva e sim estará de braços abertos para acatá-los. Direcione-o para uma página onde ele possa entrar em contato ou fechar negócio online diretamente para, assim, converter sua estratégia de conteúdo em vendas.

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