HOME >

Invista – sem dinheiro – em seu negócio digital

Invista – sem dinheiro – em seu negócio digital

Invista sem dinheiro na internet

Muitos vêem a falta de dinheiro como o grande empecilho para começar a investir no sonho do negócio digital próprio. Esse fator com certeza é um contra na hora de empreender, mas definitivamente não é uma barreira. Veja 4 maneiras de tornar a ideia do seu negócio realidade mesmo sem dinheiro para investir nela.

 1. Coloque suas ideias no papel

O passo inicial para colocar sua ideia em prática é destrinchá-la por completo num documento chamado plano de negócio, cujo objetivo principal é responder se sua proposta de empreendimento é viável ou não e por quê. Alguns elementos-chave presentes neste arquivo são: a análise do mercado – como seu público-alvo, os concorrentes, possíveis fornecedores etc. –, os planejamentos de comunicação, financeiro e de gestão da empresa, bem como uma prospecção sobre as variáveis de mercado, considerando cenários otimistas e pessimistas. O plano de negócio serve não só para você mesmo ter uma visão melhor sobre os obstáculos e oportunidades existentes no seu caminho como também como uma ferramenta argumentativa na hora de vender sua ideia a possíveis parceiros e investidores.

 2. Procure investidores e parceiros

Agora que você já possui o detalhamento prático da sua ideia, pode apresentá-la a quem pode estar disposto a colaborar ou mesmo investir nela. O documento pode ser um diferencial importante na hora de procurar um empréstimo bancário ou um investidor-anjo. Além dessas formas mais tradicionais, uma saída é buscar uma sociedade ou mesmo recorrer a amigos e contatos com os quais possa fazer parcerias – aquele colega fotógrafo que está começando agora, por exemplo, pode fazer a fotografia dos seus produtos a baixo custo e de quebra expandir o próprio portfólio. O importante é não ter medo ou vergonha de fazer propostas e mostrar ao máximo o potencial da sua ideia, a fim de conquistar o maior número de pessoas determinadas a investir nessa empreitada junto com você.

 3. Divulgue sua ideia para o mundo!

Além dos possíveis investidores, colaboradores e parceiros, também é importante divulgar o seu produto ou serviço o máximo que puder para o grande público. Comunique o ciclo de pessoas próximo a você sobre seu empreendimento. Invista em conteúdo de qualidade para as redes sociais, tendo em vista principalmente aquelas mais acessadas pelo seu público-alvo. Crie um blog com diversos assuntos relacionados ao que você tem para vender, a fim de atrair mais visitas. Dessa forma, além de atrair possíveis vendas para seu produto ou serviço, pode conquistar também o olhar da pessoa ou empresa certa para investir no seu negócio!

 4. Poupe gastos e procure fontes alternativas de renda

Às vezes, bastam ajustes simples no seu dia-a-dia para que seu cenário reverta-se em “não tenho dinheiro algum” para “sobrou algum dinheiro para investir no meu negócio”. Use a criatividade para tirar proveito da sua condição da melhor forma possível e verá que sua situação financeira pode ser um obstáculo menor do que você imagina. Evite fazer grandes despesas, como trocar o carro ou investir em um imóvel, e pense duas vezes mesmo em relação aos pequenos gastos do dia-a-dia. Se tiver algum hobby, talento ou habilidade especial, tente revertê-lo numa fonte de renda alternativa: se é fluente em inglês ou outra língua estrangeira, ofereça-se para traduzir resumos de TCCs a baixo custo; se cozinha bem, faça porções a mais no almoço para vender como marmita; e por aí vai! Por fim, considere que uma vantagem dos empreendimentos digitais é o baixo custo inicial: nesse primeiro momento, talvez nem seja preciso investir em funcionários ou mesmo em um espaço físico. Pondere sobre as particularidades do seu negócio para chegar a uma conclusão sobre o que é estritamente necessário nesse começo e não vá além disso.

 

Cadastre-se e receba novidades:

Mais conteúdos que podem te ajudar:

8 filmes imperdíveis para vendedores.

É difícil ser vendedor. Você está constantemente se apressando, esteja trabalhando em um novo anúncio, apresentando propostas ou negociando um contrato. É fácil ficar atolado