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Como profissionais de saúde podem usar as tecnologias digitais para conquistar pacientes

Como profissionais de saúde podem usar as tecnologias digitais para conquistar pacientes

 

Como profissionais de saude podem usar as tecnologias digitais para conquistar pacientes

Médicos, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, dentre outros profissionais da saúde, estão se  apropriando cada vez mais das novas tecnologias digitais para otimizar as atividades de gestão dos seus consultórios, manter um relacionamento mais próximo com seus pacientes e ainda atrair uma nova clientela. Confira quatro dicas essenciais de como utilizar o marketing e os softwares digitais a favor do sucesso do seu consultório.

1. Esteja presente no ambiente virtual

Assim como você toma conta da aparência do seu consultório, preocupe-se com a imagem que você possui na internet. É importante ter um site médico que transmita sua identidade e seus valores, bem como contas nas principais redes sociais utilizadas pelos seus pacientes – como Facebook, Twitter e Instagram. Muitas clínicas também já possuem seu próprio aplicativo, no qual podem ser disponibilizadas informações como endereço e telefone, serviços como agendamento online e o espaço para interação com a clientela, através de pesquisas de opinião e canal para sugestões ou reclamações, por exemplo.

2. Crie conteúdo relevante para seu público-alvo

Disponibilizar online informações como endereço do consultório, os profissionais que lá atendem, serviços oferecidos etc. nos seus canais online é fundamental para uma comunicação mais ágil com seus pacientes. Entretanto, para conquistar um sentimento de constante interação com esse público, é preciso fornecer conteúdos com os quais eles possam se identificar no dia-a-dia. Um blog com conteúdos relacionados à sua especialização e a opção de inscrição em e-mail marketing são recursos que contribuem para que seu paciente sempre tenha-o em mente sem necessariamente estar falando sobre você. Por exemplo: um cirurgião-dentista pode dar dicas sobre boa escovação nesses canais, os fisioterapeutas sobre como manter a postura correta, o cirurgião plástico dar dicas de recuperação pós-cirúrgica, etc. É importante utilizar uma linguagem próxima à do seu público para garantir uma comunicação mais fluida, como também manter uma personalidade original, sem que haja a percepção que esteja sendo artificial. Preocupe-se também em manter suas redes sociais atualizadas, replicando esses conteúdos ou mesmo produzindo novos nessas plataformas: é lá que seus pacientes estão no cotidiano, portanto, é lá onde você poderá interagir com eles de forma mais direta.

3. Agora que você está online e possui conteúdo para mostrar, faça com que ele seja visto!

Manter a boa aparência do seu site e das suas redes sociais, bem como produção de conteúdo, é uma ótima maneira de manter a interação com seus pacientes e até atrair alguns novos. Porém, alcançar uma popularidade relevante através desses canais de comunicação demanda a aplicação de mais estratégias. O Google Adwords é uma ferramenta que coloca seu site em primeiro lugar das buscas do Google, mostrando-se um investimento com grande taxa de retorno para sua clínica. Além disso, as redes sociais contam com opções de patrocinar publicações de acordo com o público-alvo. Automação de e-mails ou chatbots, utilizando técnicas de funis de marketing digital é um grande diferencial. Parcerias com outros consultórios e com digital influencers que aproximam-se da identidade do seu consultório também é uma técnica eficaz para ampliar sua clientela.

4. Invista em softwares de gestão

Os softwares de gestão vêm ganhando atenção dessa classe de profissionais por otimizar as atividades organizativas de uma clínica. Lembretes de consultas, prontuário eletrônico, multiagendas, cadastro de pacientes e gestão financeira estão entre as funções executadas por esses sistemas, facilitando o trabalho dos secretários e evitando habituais erros cometidos na execução manual dessas tarefas. Uma função muito interessante é a de agendamento online: além de simplificar o trabalho dos secretários e evitar confusão de horários, ainda mostra-se como uma grande facilidade para o próprio paciente, que não precisa mais ligar ou comparecer pessoalmente ao consultório apenas para marcar uma consulta.

 

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