Quando pensamos em uma marca, a primeira ideia que vem a nossa mente é uma relação de compra e venda com o consumidor; um relacionamento inteiramente comercial. Ao falar sobre uma marca humanizada, queremos enfatizar o estreitamento dessa relação trabalhando um lado mais afável, adaptado ao público de maneira compreensiva e próxima. Pensando nisso, dividimos essa ideia em 3 passos para você entender melhor e, os seguindo, será notável a melhora de seu relacionamento com o seu público.
Storytelling – Uma marca humanizada tem história pra contar
Fazer com que o consumidor conheça sua história e confie na sua experiência gera empatia e estreita muito a relação; seu público se sentirá parte da sua história.
Utilize elementos específicos ou perguntas chave com respostas objetivas, por exemplo: personagem, ambiente, conflito, quem sou eu, por que eu decidi fazer isso, quais dificuldades passei para chegar aqui, o que eu idealizei oferecer ao mundo através dos meus produtos. Se empenhe em transmitir uma mensagem de forma inesquecível, de forma a conectar-se com o leitor no nível emocional.
O que a sua marca defende.
Você empreendedor que está em busca de firmar o seu propósito e ter clareza de posicionamento e comunicação, o que você defende? É preciso estudar sua ideia de forma concreta e entender sobre, porque se você não estiver firme no que pensa e fala, pronto para defendê-la, qualquer coisa te derrubará. Deixe claro o que é importante para você, o porquê você defende isso, o que te fez defender essa ideia, qual é o público que você alcançará defendendo-a.
Em qual contexto cultural sua marca está inserida.
Quais atitudes, valores, crenças e comportamentos você precisa ter para atingir de forma positiva seu público alvo? A sua marca precisa ser sociável e interativa de modo a ser percebida. Estudar os tipos de cultura é essencial para ver em qual a sua marca pode se fortalecer, entender quais as características seus consumidores possuem em comum, que dificuldades são enfrentadas nesse contexto e como você pode fazer parte da resolução dessas dificuldades.
Trabalhando a harmonização da sua marca você ganhará força no seu branding, criará vínculos com seu público gerando assim, fidelização. Se você sente a necessidade de implementar esse método à sua marca e não sabe por onde começar, entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!