No mundo de hoje, é mais importante do que nunca fazer ofertas que se destaquem da multidão. Com tanta concorrência, aqueles que não fazem ofertas atraentes e exclusivas terão dificuldades para vender seus serviços / produtos. Isso significa pensar fora da caixa e criar soluções criativas que resolverão os problemas dos seus possíveis clientes.
Noções básicas sobre a criação de ofertas:
Você precisa ter uma oferta clara e concisa, que inclua:
- O problema que você resolve;
- A solução que você fornece;
- Quanto custará ao cliente;
- Quais são os próximos passos? (Por exemplo, agende uma chamada de consulta). Se você não tiver ofertas prontas para uso em todos os momentos, não poderá fazer uma venda quando surgir a oportunidade. Certifique-se de estar sempre preparado com ofertas bem elaboradas para poder fechar o negócio na hora certa.
A psicologia da venda:
Muitas vezes as pessoas têm medo de fazer ofertas porque acham que elas serão recusadas e se sentirão envergonhadas. No entanto, a única maneira de vender é fazendo ofertas. Caso contrário, você não estará dando aos clientes em potencial a chance de dizer sim ou não. Se você não fizer nenhuma oferta, terá a garantia de não vender nada.
A chave é fazer ofertas estrategicamente e ser persistente. Mesmo que você seja rejeitado 99% das vezes, ainda restará 1% das pessoas que dirão sim. E se você continuar fazendo ofertas, eventualmente encontrará alguém interessado e terá mais habilidades para persuadir sua persona.
Por que as pessoas têm medo de fazer ofertas:
A maioria das pessoas tem o mesmo motivo: eles não querem ser rejeitadas. E tudo bem, mas se você nunca fizer uma oferta, nunca venderá nada.
Deixe-me contar uma pequena história sobre um dos meus amigos que é dono de uma pequena empresa. Ele é um cara muito legal e faz ótimos produtos, mas é péssimo em vendê-los. Ele nunca faz ofertas porque não quer ser rejeitado. Como resultado, ele quase não faz vendas e seu negócio está em dificuldades.
Se você está no mercado, precisa superar o medo da rejeição e começar a fazer ofertas. Quanto mais ofertas você fizer, maior será a probabilidade de fazer uma venda. Então, comece a oferecer seus produtos e serviços de forma assertiva utilizando estratégias de Funis de Venda. Você ficará surpreso com a quantidade de pessoas que dizem sim!
Como superar o medo de fazer ofertas:
Ei, se você tem um produto em que acredita, é seu dever fazer ofertas. O mundo não virá até você e dirá: “Oh, você tem um produto tão bom! Eu gostaria de comprá-lo imediatamente!” Não! Você precisa ir lá e mostrar ao mundo o que você tem!
A melhor maneira de começar a fazer ofertas é definindo uma meta para si mesmo. Por exemplo, comprometa-se a fazer 10 propostas de vendas todos os dias. No começo, será difícil porque você estará fora da sua zona de conforto. Mas confie em mim, quanto mais ofertas você fizer, mais fácil será. E antes que você perceba, vender se tornará algo natural para você.
Então vá lá e comece a fazer algumas ofertas hoje mesmo!
Os benefícios de fazer ofertas:
Quando você faz uma oferta, está divulgando seu produto ou serviço de uma forma que diz: “Estou aqui e quero fazer negócios com você”. Ao fazer ofertas, você está gerando oportunidades de para resoluções de problemas de negócios e pessoas. E quanto mais oportunidades você gerar, maior a probabilidade de você fazer uma venda.
A chave é ser assertivo ao fazer ofertas, já falei em e-mails anteriores sobre desenvolver Necessidades Explícitas. Você não quer ser agressivo(a), mas quer que os clientes em potencial saibam que você está interessado em fazer negócios com eles e mostrar uma solução que irá resolver problemas ou desejos.
A melhor maneira de fazer isso é focar nos benefícios do seu produto ou serviço como já dito. O que ele pode fazer por clientes em potencial? Como isso pode tornar suas vidas melhores? Se você puder responder a essas perguntas de forma convincente, fazer ofertas será fácil — e as vendas ocorrerão naturalmente.
Quando não fazer uma oferta:
Simples, se você não acredita no seu produto. Por que os outros deveriam comprar de você, se você não está comprando? É importante ser um evangelista do que você está vendendo. É essencial que seu mercado-alvo saiba que você tem a solução para o problema deles. Você precisa oferecer a eles uma solução e tornar mais fácil para eles dizerem “Sim”. Lembre-se de que as pessoas compram soluções, então seja uma!
Se você não se importa em ganhar dinheiro seria mais uma resposta para este tópico. Este negócio não é para você! O dinheiro é apenas um subproduto da criação de valor, mas sem ele, não haveria negócios, empregos e economia! Portanto, fique sempre de olho no prêmio e concentre-se em criar valor para seus clientes e as ofertas surgirão naturalmente.
Quando você deve fazer uma oferta? Sempre que alguém levanta a mão e indica que tem interesse no que você está oferecendo! Quando alguém faz uma pergunta relacionada à sua área de especialização, quando alguém expressa dúvida ou descrença no que você está dizendo, todas essas são excelentes oportunidades para fazer uma oferta.
A chave é estar preparado com uma oferta bem elaborada que seja relevante para a pessoa com quem você está falando e que agregue valor. Se você fizer isso, fazer vendas será fácil e…
Erros comuns que as pessoas cometem ao fazer ofertas:
- Oferta muito baixa que prejudicam mais que ajudam
- Oferta na hora errada da reunião on conferência
- Não sendo assertivo o suficiente
- Fazendo isso sobre você em vez do cliente
- Não conhecendo sua concorrência
- Apresentando características e vantagens ao invés de benefícios
O que fazer se sua oferta for rejeitada:
Se você fez uma oferta e ela foi rejeitada, não a leve para o lado pessoal. Não é uma reflexão sobre você ou seu produto. Em vez disso, tente entender a objeção do cliente e veja se há uma maneira de resolvê-la. Caso contrário, passe para o próximo cliente em potencial.
10 dicas para fazer ótimas ofertas:
vamos dar continuidade ao tema ofertas, e hoje falo sobre 10 dicas para fazer ótimas ofertas.
Seguinte, você já atraiu, já fez conexão e agora é a hora do pitch de vendas e na fase de apresentar sua oferta você pode seguir essas 10 dicas que será infalível:
- Vá direto ao ponto: faça sua oferta com clareza sobre o que você está oferecendo.
- Seja confiante: aja como se você acreditasse no que está oferecendo e que o negócio já estivesse concluído, na verdade, acredite no que vende.
- Esteja preparado – conheça seu produto de dentro para fora e tenha respostas para quaisquer objeções que possam surgir.
- Faça sua pesquisa – descubra o máximo que puder sobre a pessoa ou empresa para a qual você está fazendo a oferta.
- Vista-se da maneira certa: as primeiras impressões contam, então vista-se com elegância e pareça alguém que é bem-sucedido e sabe o que está fazendo.
- Use a linguagem corporal: Faça contato visual, mesmo pela câmera, aperte as mãos com firmeza(se tiver presencial) e sorria ao fazer sua oferta.
- Personalize sua oferta: mostre que você entende as necessidades da pessoa ou empresa com quem está lidando, adaptando sua oferta de acordo.
- Seja flexível: esteja atenado a técnicas como ancoragem, escassez, provas e urgências, condições ou ambos para concluir o negócio.
- Definir um prazo: pressionando você ou a outra parte às vezes pode ajudar a fechar um negócio, mas não estabeleça um prazo irreal que não possa ser cumprido.
Bom, entenda que tudo é questão de prática. Explico toda essa técnica que te passei nesses e-mails de orfertas na nossa Mentoria MVRO (Multiplique suas Vendas com Reuniões Online).