Fale de assuntos do momento com a técnica de Storytelling

Fale de assuntos do momento com a técnica de Storytelling

Para entender o que é storytelling basta pensar que o ser humano conta histórias há muito tempo. Antes da existência de livros, as pessoas já se reuniam para falar das histórias dos seus antepassados, tentar desvendar os mistérios do mundo ou simplesmente passar o tempo se distraindo.

Basicamente, é disso que se trata o storytelling: contar histórias que nos façam lembrar e refletir sobre elas por um bom tempo. Mas, para o marketing, essa ferramenta se tornou essencial no cenário atual, no qual você precisa conquistar o interesse e envolver o público de maneira natural sem utilizar técnicas invasivas de vendas. Com esta estratégia, o cliente fica envolvido e vai até você, lhe acompanha e aguarda sempre por “novos capítulos”, e um cliente encantado é um cliente fiel.

Conte a história de sua marca

Assim como uma pessoa, toda marca tem uma história que você pode utilizar para gerar identificação com os consumidores. Isso cria uma conexão afetiva que vai muito além da relação comercial e que é muito mais difícil de quebrar. É importante ser coerente. Você precisa por em prática o que você prega. Se você possui uma linha de produtos sustentáveis e sua linha de produção não é, isso é um verdadeiro tiro no pé. Para atrair a atenção do seu público é necessário transparência, assim sua marca conquistará a mais importante ferramenta para alavancar seu negócio: a credibilidade.

Conte histórias de seus clientes

Nada melhor que histórias de casos reais de clientes ou parceiros. Esse tipo de conteúdo engaja ainda mais sua audiência pelo simples fato de poder contar histórias semelhantes e conectar com diversos outros casos. Se for o caso, traga seu cliente para que ele mesmo conte sua história, crie vídeos com ele, faça uma breve entrevista. Existem diversos formatos de materiais que podem ser desenvolvidos para captar a atenção da sua audiência com mais persuasão e forneceremos eles para vocês em breve.

Utilize a técnica de storytelling e produza conteúdos online

Com uma boa narrativa, você pode engajar os leitores e fazê-los irem até o fim de um conteúdo. Portanto, entendendo o que é storytelling, você poderá usá-lo nos materiais da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, como nos posts do blog, nas redes sociais, no e-mail marketing e nos e-books por exemplo. Em termos de resultados, o storytelling pode resultar em um aumento no tempo de permanência nas suas redes sociais ou no site, gerando conversões caso você consiga também persuadir o consumidor com a sua narrativa.

Dicas para por em prática a técnica de storytelling:

Mantenha em mente o que te cativa como se você fosse parte do público;

Conte histórias de maneira simples e com foco;

Coloque suas ideias no papel, assim fica mais fácil corrigir possíveis falhas e aprimorar as histórias existentes;

Fuja do óbvio e surpreenda!

Falar sobre si mesmo pode ser entediante. Muitos contam histórias falando sobre o quanto são bons e o efeito disso é a desconexão de quem está lendo;

Traga casos reais de seus clientes e/ou parceiros, sua persona pode se conectar com cada história contada;

Fale sempre a verdade ao contar suas histórias, um storytelling pode acabar com sua reputação caso não seja verídico.

Você precisa desenvolver a capacidade de construir boas histórias, capazes de fisgar a atenção do leitor, despertar emoções, transmitir sua identidade e engajar com a sua marca. Entendendo essa técnica, certamente você irá colher bons resultados para o seu negócio.

Em breve iremos trazer técnicas do passo a passo, um verdadeiro mapa de como contar histórias atraentes de forma a engajar seu público.

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