Você já experimentou capturar a atenção do seu público da mesma forma que as séries fazem com seus espectadores? Imagine o seu conteúdo sendo esperado ansiosamente, semana após semana, pelo seu público. Essa é a proposta do Conteúdo Episódico, uma estratégia de Marketing de Conteúdo que tem como objetivo gerar o famoso “hype”.
O Conteúdo Episódico funciona transformando o seu conteúdo em “episódios” que incentivam o público a retornar para mais. Cada capítulo termina com um gancho que captura a atenção do espectador e o motiva a interagir com o próximo material que continua a história.
Neste post, vamos mostrar por que o Conteúdo Episódico funciona e como você pode criá-lo para a sua empresa. Vamos lá!
Mantendo seu público engajado
O Conteúdo Episódico foi criado para capturar e reter a atenção dos usuários. Como consumidores de conteúdo, estamos acostumados a esperar o desfecho de uma história, uma conclusão. Queremos saber o que acontece em seguida. Ao aplicar esse comportamento ao conteúdo, você pode cativar e fidelizar o seu público.
Aqui estão algumas das principais razões para considerar o Conteúdo Episódico como parte do seu plano de Marketing Digital.
Amplia o seu público
Assim como em séries e programas de TV, o seu público também é a audiência da sua marca. O Conteúdo Episódico é ideal para empresas que desejam aumentar o reconhecimento da marca e conquistar novos seguidores.
Com o funcionamento dos algoritmos das redes sociais, é preciso engajar os usuários o suficiente para que eles se inscrevam e sigam o seu conteúdo, garantindo que recebam o próximo episódio assim que ele for lançado. Isso ajuda a atrair um público engajado e aumentar a fidelização dos clientes.
É ótimo para visibilidade nas redes sociais
Nas plataformas de mídia social, o Conteúdo Episódico ajuda a aumentar a visibilidade ao entregar o que os algoritmos mais valorizam.
As redes sociais gostam de ver consistência no conteúdo das marcas, o que demonstra confiabilidade para gerar engajamento. Quanto mais regular for a sua campanha episódica, mais ela será promovida dentro desses canais.
Optimiza o planejamento de conteúdo
A abordagem episódica ajuda a estruturar e otimizar o processo de produção de conteúdo. É possível pegar uma ideia e dividi-la em várias partes, com um calendário estendido, sem precisar voltar constantemente ao brainstorming.
Com uma ideia sólida, é possível espalhar o seu conteúdo ao longo do tempo, proporcionando várias oportunidades de engajamento – e aumentando as chances de sucesso.
Mantém a sua marca relevante
Públicos digitais têm um déficit de atenção natural devido à quantidade de distrações e outras fontes de engajamento competindo pela sua atenção. Ao incluir uma estrutura episódica no seu plano de marketing, você cria um motivo para que as pessoas continuem interessadas no seu conteúdo por mais tempo, esperando o próximo capítulo. Isso aumenta a persistência da marca, algo crucial na competitividade atual.
Criando o seu Conteúdo Episódico
Agora que você conhece os benefícios do Conteúdo Episódico, vamos compartilhar algumas dicas interessantes sobre como criar a melhor campanha possível para obter ótimos resultados.
Defina o seu público-alvo
Para começar a jornada do Conteúdo Episódico, você precisa pensar no seu público como uma audiência. É importante ter um perfil específico em mente para planejar a campanha com engajamento e retenção.
Esse conhecimento permite determinar o tipo de conteúdo a ser produzido, os formatos e tamanhos que mais atraem, o tom e a direção geral dos episódios.
Foque na história
O Conteúdo Episódico é 100% storytelling. O mais importante é apresentar uma boa história para que as pessoas queiram acompanhá-la por um longo período.
Nem todas as ideias se adequam a esse formato. Portanto, pense em como a sua história pode reter o público por um longo tempo. Reviravoltas, ganchos instigantes e surpresas são elementos-chave para manter a atenção. Por isso, é importante defini-los desde o início.
Escolha o estilo de Conteúdo Episódico
Em seguida, você deve escolher o tipo de Conteúdo Episódico que deseja criar com base na ideia inicial. Existem várias possibilidades, desde histórias contadas em posts de blog até produções audiovisuais.
Aqui estão alguns formatos comuns de Conteúdo Episódico para você começar:
- Vídeos no YouTube;
- Posts em redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn.
- Podcasts episódicos;
- Séries de infográficos;
- Artigos e posts em blogs.
Planeje o seu calendário de conteúdo
O último passo para implementar o seu Conteúdo Episódico é criar um calendário de publicação. Isso pode ser um desafio, pois é preciso encontrar um equilíbrio entre o conteúdo e a periodicidade.
Por um lado, é importante deixar um intervalo entre os episódios para que o formato não perca o sentido. Por outro lado, não é recomendável esperar muito tempo, senão as pessoas podem perder o interesse. A chave aqui é a consistência. Dessa forma, a sua audiência saberá exatamente quando esperar pelo próximo conteúdo.
Usando a criatividade no Conteúdo Episódico
O Marketing de Conteúdo está cada vez mais competitivo. Destacar a sua marca requer táticas inovadoras que muitos ainda não consideram, como é o caso do Conteúdo Episódico.
Ao despertar o desejo natural das pessoas de acompanhar uma história e vê-la se desdobrar a cada novo episódio, você pode aumentar o tráfego das suas redes e obter mais conversões utilizando o Conteúdo Episódico.
E criar Conteúdo Episódico é mais fácil do que você imagina. A PepperWeb oferece uma equipe de conteúdo especializada. Entre em contato conosco agora!