Se você tem uma empresa, independentemente de quanto tempo ela está em funcionamento, você deve (ou ao menos deveria) conhecer seu público alvo. Conhecê-lo é saber identificar qual é o perfil, o comportamento, a faixa etária, o poder de compra e muitas outras informações deste tipo, que são essenciais para que você possa atingir resultados.
Mas trazendo para o ambiente virtual, você saberia responder qual é o seu público alvo? Se você possui dúvidas ou não tem uma resposta concreta, você precisa urgentemente saber qual é o seu público no ambiente digital. Mais do que isso, na verdade: necessita saber onde está seu público na internet. Trabalhando de acordo com os interesse e necessidades dessas pessoas, com personas definidas, tem mais chances de aumentar o tráfego em seu site, por exemplo, e nutrir sua base de leads. É necessário trabalhar direcionado para o público correto, pois será mais assertivo e produtivo investir em algo com embasamento ao invés de “atirar para todos os lados”.
Separamos algumas dicas de como localizar seus clientes na internet:
ANALISE SEUS CONCORRENTES
Analise o mercado. Pesquisar sobre o que sua concorrência está fazendo e para quem ela está falando. Para alguns empresários esta estratégia pode parecer perda de tempo, pois ele poderia estar vendendo, ao invés de “perder” tempo produtivo realizando pesquisa de mercado. Acredite, vale muito a pena separar um tempo para realizar esta demanda, pois sua concorrência virtual é a mesma de sua loja física. Ao descobrir o que sua concorrência está fazendo, você poderá mensurar os pontos fortes e fracos de seu produto ou serviço, e melhorar sua estratégia de vendas e até mesmo sua presença de mercado.
Ao fazer esta pesquisa, atente-se às seguintes questões:
Qual é a abordagem do site e redes sociais dessas empresas?
Qual é a linguagem utilizada?
Para qual tipo de público eles parecem estar se destinando?
Trabalha com produtos diferenciados? Quais?
Quais são os pontos positivos e negativos do negócio?
Quais estratégias estão sendo colocadas em prática?
Estas são apenas algumas das questões norteadoras que podem ser levantadas e perceba que nem todas são perguntas realizadas a clientes, muitas delas são formas de você encontrar o objetivo e, consequentemente, analisar e avaliar a empresa, assim chegará na informação desejada.
FAÇA A LIÇÃO DE CASA : PESQUISE NA INTERNET!
Pesquise no Google sobre coisas relacionadas ao seu produto, serviço e negócio, assim você saberá que tipos de busca seus potenciais clientes fazem para achar o que você tem a oferecer. Pesquise termos relacionados a seu produto ou serviço. Na página de resultados das buscas orgânicas e pagas, você conseguirá identificar para quem seus concorrentes estão falando e anunciando, e também conseguirá ver seu posicionamento nessas páginas. No Google, quanto mais no topo de página você estiver, mais chances de ser encontrado primeiro pelo seu público, pois, dificilmente os clientes buscam um produto ou serviço até a quarta, quinta aba de pesquisa no Google. Ao analisar essas questões, podemos perceber quem é o público-alvo dessas empresas. Assim, além de saber a quem direcionar suas estratégias, é possível encontrar formas de ser mais assertivo do que os demais.
INVISTA EM MÍDIAS SOCIAIS
Assim como as ferramentas de buscas, as redes sociais também devem ser analisadas meticulosamente quando queremos encontrar o público de uma empresa na internet. Afinal, quem não possui ao menos uma rede social hoje em dia? Seu anúncio pode ter a possibilidade de ser publicado em grande escala para se comunicar com os consumidores e potenciais clientes.
É mais um ambiente para monitorar para qual público seus concorrentes estão trabalhando e também identificar novas oportunidades. É muito importante você colocar isso em pauta no momento de definir para quem falar neste meio digital. Sabendo qual é a falha e a abertura deixada por quem já está nesse meio, você poderá aproveitar para aprimorar a eficiência do seu marketing junto ao público certo.
Atente-se a questões como:
Seus concorrentes usam as redes sociais? Quais delas?
Têm bom número de seguidores e interações?
De que forma as mídias são utilizadas?
Que tipos de conteúdo são utilizados para se relacionar com o público?
Investem em ads também?
Trabalha com mais conteúdo em vídeo ou fotos? Qual conteúdo tem mais retorno?
Assim, é possível ter uma noção de qual é o público que estão se comunicando e se essa forma de se comunicar é eficiente ou não. Utilize esta informação ao seu favor e aprimore ainda mais sua comunicação com seu público alvo.
IDENTIFICANDO SEU PÚBLICO ALVO
É possível que após estas etapas você já tenha identificado qual é seu público no ambiente virtual. É possível que seus público sejam jovens, com perfil popular, respondem melhor a uma comunicação mais direta e informal, está dividido entre homens e mulheres, além de ter tendência a parcelar suas compras, mas isso não é algo palpável, é apenas uma suposição. Essas são informações norteadoras para que você direcione inicialmente suas estratégias de marketing ao invés de trabalhar com o “achismo”
REALIZE UMA PESQUISA DE CAMPO
É necessário investir tempo para obter a resposta assertiva de que o perfil traçado, baseado nas suas pesquisas anteriores, é realmente seu buyer persona ou o “público que compra”, em tradução literal. A pesquisa pode ser realizada pedindo aos clientes, buscando informações na internet ou até mesmo através da observação da empresa. A “investigação” com os usuários pode ser feita de várias maneiras. O meio digital proporciona grandes oportunidades de realizar essa experiência: seja por meio de pesquisa quantitativa, com formulários, ou até mesmo selecionando algumas pessoas para uma entrevista e uma análise qualitativa. Não deixe passar nenhuma dúvida. Utilize essa etapa para perguntar para os usuários tudo o que você necessita. Serão essas respostas que lhe confirmarão que você identificou seu público alvo.
TRANSFORMANDO DADOS EM AÇÕES
Nesta fase, não haverá mais dúvidas de qual é seu público alvo, assim você poderá direcionar de maneira assertiva todas as suas ações e estratégias de marketing digital. É importante também não se acomodar e estar em constante mapeamento, pois as situações no ambiente digital mudam rapidamente. É importante ter esse “feeling”, entender como o consumidor recebe sua mensagem e se comporta diante das suas ações. Caso por algum motivo alguma estratégia adotada não funcionar é necessário se reavaliar e consertar aquilo que não tem funcionado. A partir dessa experiência, tente perceber algumas coisas como:
Como está a interação dos usuários com a empresa?
O número de contatos aumentou?
O número de conversões teve evolução?
Quais outros resultados apareceram?
INVISTA EM FERRAMENTAS DE ANÁLISES
O último passo é analisar dados concretos, mais que seu feeling e percepção, para ver qual é o cenário da sua empresa diante dos usuários. Isso é possível por meio de ferramentas do web analytics , como o próprio Google Analytics, por exemplo, a mais popular delas. Essa ferramenta lhe oferece informações por meio de métricas e dados, assim você saberá o provável perfil de usuário que mais acessa seu site e converte ou seja: entra em contato, baixa algum material, pede algum orçamento ou até mesmo efetua a compra. Dessa forma você consegue direcionar esforços para aquele público para potencializar ainda mais os resultados. Fique atento a essas métricas para ir adaptando suas estratégias ao que está funcionando melhor e trazendo público qualificado. O Marketing é um constante processo de pesquisa, aperfeiçoamento e avaliação mercadológica, portanto sempre que possível faça um curso, participe de palestras e fique sempre de olho nas tendências que surgem constantemente.
Identificar sua persona inicialmente demanda um certo trabalho, mas é fundamental para sua empresa ter sucesso mais adiante. É um investimento de tempo e esforços que valem a pena para que a sua estratégia de marketing seja a mais assertiva possível.