Você sabia o que um designer de experiência do usuário faz? Muitas vezes é difícil resumir em poucas palavras as funções de um UX designer.
Essa profissão surgiu com a preocupação das empresas em buscar maneiras mais simples e agradáveis de oferecer aos usuários uma excelente experiência de navegação em sites e aplicativos.
Como os consumidores passam cada vez mais tempo no mundo digital, as empresas que não investem em UX design tendem a perder relevância para os clientes.
Para quem tem interesse em trabalhar com UX design, nada melhor do que entender as responsabilidades de um UX designer. Aqui estão as possibilidades de atuação de um UX designer e como se destacar nessa carreira. Confira e tire suas dúvidas!
O que um designer de experiência do usuário faz?
Para entender o que um designer de experiência do usuário faz, é importante primeiro entender o que é UX design.
Basicamente, essa área do design abrange todos os elementos que afetam a experiência do usuário com a interface de uma plataforma. A sigla UX é a abreviação de User Experience, ou seja, Experiência do Usuário.
Uma boa experiência deixa o produto fácil, simples e agradável para o usuário. Isso resulta em maior chance de atrair e converter vendas para uma empresa. No entanto, para alcançar esses objetivos, vários aspectos estão envolvidos.
Há quem associe o UX design apenas aos aspectos visuais ligados à aparência de sites e aplicativos móveis, por exemplo. No entanto, esse é apenas um dos pilares do UX design.
Além dos atrativos visuais, as plataformas precisam oferecer elementos úteis para os usuários, priorizar a acessibilidade, transmitir credibilidade, garantir a usabilidade e alcançar um alto nível de qualidade técnica.
O UX designer é o responsável por executar e monitorar os processos que visam garantir os pilares do UX design. É esse profissional que defende as necessidades do usuário na aplicação de elementos de interação na interface.
Um designer de experiência do usuário pode adquirir responsabilidades específicas de acordo com sua especialidade, como desenvolvedor UX, escritor UX ou pesquisador UX, mas, em geral, é uma função que exige fortemente o diálogo com profissionais de outras áreas.
O escritor UX, por exemplo, precisa trabalhar em equipe com o time de pesquisa e produto para entender a persona, suas necessidades e dores.
Quais são os processos e tarefas de um designer de experiência do usuário?
O trabalho de um designer de experiência do usuário é amplo e profundo, composto por uma série de responsabilidades que podem variar de empresa para empresa ou de projeto para projeto dentro de uma mesma empresa.
Apesar dessa variedade, podemos listar os processos e as tarefas gerais que fazem parte das responsabilidades de um designer de experiência do usuário. Abaixo, reunimos quais são elas.
Pesquisa de usuário
O designer de experiência do usuário não estrutura um produto apenas com a perspectiva da empresa. Esse profissional trabalha considerando o ponto de vista do usuário. Isso envolve procurar e entender o tipo de usuário que vai usar e comprar o produto final.
Quais são as necessidades do usuário? O que torna os produtos atrativos para eles? Essas são algumas perguntas para as quais um designer de experiência do usuário precisa encontrar respostas ao longo da pesquisa do usuário.
As respostas são obtidas por meio de uma ou várias metodologias. A pesquisa do usuário pode ser conduzida por meio de pesquisas online e entrevistas com um grupo de usuários, por exemplo. Um designer de experiência do usuário analisa e usa os dados como referências para criar o produto.
Desenvolvimento de persona
As personas são uma parte importante do trabalho de um designer de experiência do usuário. As chamadas personas são representações fictícias de usuários que guiam a tomada de decisões durante um projeto. Por meio delas, é possível entender quem é o usuário da interface, quais são suas necessidades e dores.
Criar personas é uma etapa essencial para um projeto de design. A princípio, elas são personas como qualquer outra: reflexos das necessidades e dos objetivos reais de quem vai interagir com o produto. No design de experiência do usuário, as personas vão ganhando características específicas de acordo com o projeto.
Em todos os casos, é importante que a criação da persona se concentre em um grupo restrito de usuários. Por exemplo, as personas podem representar usuários de uma determinada marca, linha de produto ou interface específica.
Quanto menor o grupo de usuários, maior é a riqueza de detalhes que você pode obter sobre o comportamento e a reação de quem vai interagir com o produto.
Jornada do usuário
A jornada do usuário em UX pode ser entendida como o mapeamento de todas as etapas de interação que o usuário final tem com um produto.
Do primeiro momento em que o usuário tem contato com o item até o término, acontece uma jornada que pode ser contada do ponto de vista do cliente. Ele é o protagonista de todo o processo.
Ao fazer esse mapeamento, o designer de experiência do usuário tem a chance de identificar todas as variáveis que interferem na facilidade de uso de uma plataforma, além de entender quais expectativas devem ser alcançadas nas etapas da jornada e ter insights sobre como surpreender o cliente em cada uma delas.
Como toda jornada, a jornada do usuário em UX tem um fim. A ação que encerra o ciclo pode ser uma recomendação do produto. O mais importante é que ela esteja coerente com as características da persona.
Layout e organização do conteúdo
Uma vez que o designer de experiência do usuário desenvolveu uma ou mais personas e a jornada do usuário, o próximo passo é decidir como será a organização das informações. Esse é o momento de estruturar um layout para um site, aplicativo ou outra plataforma semelhante. Esse layout é o que permite ao usuário entender onde ele está e, principalmente, onde a informação que ele busca está relacionada com sua posição atual.
Para isso, é preciso criar uma navegação, hierarquia de páginas e categorizações. O resultado é organizar as informações para que as páginas apareçam no momento certo e em uma ordem apropriada.
Prototipagem
Prototipagem em UX é o processo de elaborar um protótipo, ou seja, uma versão fiel de como o produto será apresentado ao usuário. Você pode encontrar os termos “prototipagem” e “wireframe” sendo usados da mesma maneira, mas saiba que são processos diferentes.
Enquanto o wireframe é o esboço simples de como um produto pode ser, a prototipagem é uma versão mais detalhada e próxima do produto final.
O protótipo pode ser usado em testes que permitem ao usuário experimentar o conteúdo e as principais interações com a interface. Em ferramentas avançadas como Adobe e Figma, é possível criar protótipos interativos.
Teste de usuário
Depois de criar o produto, é necessário que o designer de experiência do usuário faça testes de experiência com usuários para validar decisões e fazer ajustes quando necessário. É possível realizar esse teste usando vários tipos de metodologias. Abaixo, separamos as mais comuns.
– Teste de usabilidade em laboratório: é um teste de experiência supervisionado por um profissional de UX, assim como acontece nos laboratórios. O resultado é um feedback em tempo real de como o usuário interage com o produto;
– Entrevista a distância: o designer de experiência do usuário conduz uma entrevista com perguntas planejadas para saber como foi a experiência do usuário em pontos estratégicos e seu nível de satisfação com o produto.
Em todos os casos, o objetivo principal do teste de usuário é revelar a experiência com o produto sob a perspectiva do usuário.
Quais são os diferenciais de um designer de experiência do usuário?
Ao ler sobre as atribuições de um designer de experiência do usuário no tópico anterior, certamente vêm à mente algumas ações que favorecem o desempenho de um profissional nessa posição e sua reputação no mercado.
Então, abaixo estão algumas estratégias que impulsionam o trabalho de um designer de experiência do usuário e garantem ótimos resultados. Confira!
Adquirir conhecimentos de outras áreas
Conhecer áreas que estão relacionadas de alguma forma com a experiência do usuário só enriquece sua atuação como designer de experiência do usuário.
Por exemplo, se você é fotógrafo, designer ou qualquer outra profissão que reconhece o poder das imagens na comunicação com as pessoas, a criatividade para usar cores, fontes e outros elementos visuais pode se tornar um ponto forte.
Estudar designers que inspiram
Grandes artistas inspiram outros grandes artistas. A mesma ideia se aplica ao universo do UX. Nada melhor do que usar as inspirações que você já tem e buscar novas em revistas, livros e na internet.
Quer algumas sugestões de designers brasileiros para seguir nas redes? Thiago Reginato, Sérgio J. Matos e Rafael Varantas são apenas alguns nomes para ficar de olho.
Outra dica é usar sites como Pinterest e Dribbble para entrar em contato com profissionais da mesma área que você.
Tornar-se especialista em uma área
No início da carreira de designer, pode ser interessante focar em uma área de UX e se tornar um especialista. Uma grande vantagem dessa decisão é o fato de você poder desenvolver habilidades na área escolhida sem sair de casa.
Por meio de cursos online, por exemplo, você pode se aprofundar na área de design para aplicativos móveis. Participe de eventos sobre o tema e adquira certificações reconhecidas no universo do UX para criar uma base sólida na área que você escolheu.
Fortalecer uma rede de contatos
Se você está começando como designer de experiência do usuário, construir uma rede de contatos é fundamental. No início, pode ser difícil encontrar projetos, mesmo sendo um ótimo profissional.
No entanto, se você tem uma rede de contatos, fica mais fácil encontrar vagas abertas e ter a oportunidade de participar de projetos como designer freelancer, por exemplo.
É isso, chegamos ao fim. Vimos o que faz um designer de experiência do usuário, suas tarefas e como adquirir habilidades para se destacar na carreira. Essa é uma área ampla, com várias possibilidades, por isso, esperamos que nossas informações o ajudem a aprofundar os conceitos de design de experiência do usuário e se tornar um profissional completo!
Nós, da PepperWeb, oferecemos uma equipe de conteúdo especializada. Entre em contato conosco agora!