A construção de personas é o pilar de uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, como converter os consumidores de seu conteúdo em clientes efetivos se você não atinge exatamente quem precisa comprar o seu produto ou serviço? Esse post ajudará a esclarecer o conceito de persona, mostrar sua importância para uma estratégia de marketing de conteúdo efetiva e como criar a sua!
O que é persona?
O conceito vem do inglês buyer persona, que em tradução livre significa cliente comprador. A persona de uma marca nada mais é do que a criação de um personagem com as características do seu cliente, a fim de entender melhor seus problemas e as soluções que eles procuram.
Ah, então persona é o mesmo que meu público-alvo, certo?
Errado. A noção de persona foi criada justamente porque o conceito de público-alvo se mostrou abrangente demais para a realidade do marketing digital. Na verdade, o público-alvo está contido na persona, mas não é só ele. Enquanto público-alvo se preocupa com características demográficas como idade, gênero, profissão e classe social, a persona também leva em consideração hábitos, comportamentos e características psicológicas. Por exemplo: ao pensar em personas o seguinte público-alvo:
Mulher, entre 25 e 30 anos, formada em Direito, trabalha num escritório de advocacia, renda mensal entre R$3000 e R$5000, mora na capital, quer passar em um concurso público.
Pode se transformar na seguinte persona:
Mirela, 28 anos, formada em Direito, trabalha num escritório de advocacia, renda de R$4300, mora em João Pessoa, capital da Paraíba, quer passar em um concurso público, namora há 3 anos e pensa em se casar em breve, sente dificuldades de conciliar a vida pessoal e profissional com a rotina de estudos, adora viajar e sonha em ter uma vida com mais estabilidade e tempo livre.
Mas por que eu deveria criar personas para meu negócio?
A função das personas é segmentar ainda mais o público que se quer atingir. Assim, sua produção de conteúdo poderá ser pensada de acordo com a linguagem da sua persona e levando em consideração quais são os seus anseios e problemas cotidianos para procurar atendê-los. Além disso, um público mais segmentado significa uma estratégia de marketing mais eficiente: direcionando seus posts para um público mais específico em vez de querer abranger uma audiência mais geral, você reduz os custos com posts patrocinados sem comprometer – e até aumentando! – sua taxa de conversão em vendas.
Mas como eu posso criar uma persona?
Para se chegar às respostas, primeiro devem-se formular as perguntas. A criação de personas não vem de um insight individual criativo – ela deve ser construída a partir de dados! Entreviste sua base atual de clientes para poder traçar características em comum entre eles e assim criar uma ou mais personas para sua empresa. Faça perguntas demográficas como idade, gênero e emprego, mas também procure saber sobre os comportamentos, hábitos, interesses, desafios e aspirações.
A quantidade e o tipo de perguntas varia de acordo com o segmento em que você trabalha. Mas cuidado com o excesso: informações que não dizem respeito à solução que sua empresa oferece à persona em nada acrescentam na sua criação. Concentre-se naqueles elementos que serão relevantes para efetivar a jornada de compra do seu cliente.
Alie essas informações a dados disponíveis em ferramentas como o Facebook Insights e o Google Analytics. Esses recursos disponibilizam uma série de dados demográficos que vão auxiliar a entender as características da persona que consome o seu conteúdo online. Outra dica é frequentar fóruns online sobre o seu nicho de vendas para entender o que o consumidor procura no seu produto ou serviço e suas dúvidas em relação a ele – os grupos do Facebook possuem informações preciosas nesse aspecto!
Com isso, você vai poder traçar uma ou mais personas alinhadas ao seu negócio. Não existe um número ideal de personas para a marca, mas fique atento para não criar personas demais: a ideia é segmentar o público para reduzir custos e aumentar a eficiência da sua estratégia. Portanto, ter 10 personas diferentes para abarcar na sua estratégia de marketing não é nada efetivo!