HOME >

Como criar mapas interativos(dinamizados) utilizando o Excel?

Como criar mapas interativos(dinamizados) utilizando o Excel?

Criar mapas interativos no Excel pode ser uma estratégia interessante para projetos que necessitam de conteúdo interativo. A ferramenta, que é conhecida tanto por quem executa a tarefa quanto pelos usuários finais que usarão o mapa para consulta, permite fazer a vinculação dos dados da planilha a mapas dinamizados.

Isso oferece diversas possibilidades que podem ser adaptadas aos diferentes segmentos de negócio. No entanto, para entender como essa função pode trazer benefícios para seus leitores, é importante saber como desenvolvê-la, não é mesmo? Então, vamos abordar o passo a passo para criar mapas interativos no Excel usando o Microsoft Visual Basic for Application (VBA) e mapas da plataforma Bing.

Entenda o conceito de mapa interativo

Um mapa interativo do Excel é uma figura que, a partir das seleções feitas pelo usuário, traz as informações organizadas. Assim, é possível selecionar uma região específica, como um estado brasileiro, e ter acesso aos dados detalhados sobre esta região.

Essa funcionalidade pode ser utilizada tanto para suporte ao cliente interno quanto externo. Por exemplo, é possível criar um mapa interativo com o número de clientes separados por representante comercial, possibilitando a divisão e orientação da equipe de vendas por regiões.

Para o cliente, o mapa interativo pode trazer informações sobre quantas lojas uma rede possui em determinados bairros de uma cidade, facilitando a localização e acesso aos endereços dessas lojas em um e-commerce.

Conheça as vantagens de criar mapas interativos no Excel

Para empresas que desejam oferecer conteúdos interativos de forma acessível, mas ainda querem testar antes de investir em recursos mais complexos, o Excel é uma ótima opção. Confira algumas vantagens dessa estratégia:

Acessibilidade

O Excel é uma ferramenta de fácil uso, já que está disponível nos principais pacotes do Office utilizados pelas empresas. Além disso, as pessoas já possuem familiaridade com o layout e as opções de personalização favorecem sua usabilidade.

Rapidez

A criação de mapas interativos no Excel é ágil, desde a concepção da ideia até a disponibilização para os usuários. Isso permite que a solução seja testada ou oferecida aos clientes rapidamente, trazendo resultados no curto prazo.

Dinamismo

O mapa interativo permite que a consulta seja personalizada de acordo com as necessidades do usuário, direcionando-o para as próximas etapas da conversão. Além disso, oferece uma experiência diferenciada, mostrando que o negócio está atento às inovações e tendências do momento.

Aprenda como criar um mapa interativo no Excel

Para criar seus mapas interativos no Excel, você pode utilizar tanto a ferramenta completa do Office quanto a disponibilizada pelo Google Sheets. No entanto, é importante estruturar os dados corretamente, aplicar as fórmulas necessárias e fazer os ajustes no layout para garantir um resultado satisfatório.

Quer saber mais sobre o processo de criação de mapas interativos no Excel? Nós, da PepperWeb, oferecemos uma equipe de especialistas prontos para te ajudar a otimizar seus processos e relacionamento com o cliente. Entre em contato conosco agora mesmo!

Cadastre-se e receba novidades:

Estamos comprometidos com a sua privacidade. A PepperWeb usa as informações que você nos fornece para contatá-lo sobre nosso conteúdo, produtos e serviços relevantes. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para mais informações, confira nossa política de privacidade .

Mais conteúdos que podem te ajudar:

Fale Conosco

Você só precisa preencher os campos abaixo:

Mais canais de comunicação

Você também pode falar pelos canais:

Telegram

Youtube

Google