É sim, cansativo trabalhar com textos persuasivos, principalmente quando não se tem técnicas específicas para cada estratégias de marketing digital.
Sabemos que você vem procurando usar as estratégias de escrita persuasiva para transformar palavras em lucro para o seu negócio, estamos certo?
O copywriting é um estilo de escrita desenvolvido para persuadir o leitor a realizar uma ação desejada, como comprar um produto, assinar um serviço ou compartilhar o conteúdo com outras pessoas.
Ao incorporar algumas técnicas de copywriting no marketing de conteúdo da sua empresa, você pode criar materiais mais persuasivos, atrair leads realmente interessados e expandir sua base de clientes fiéis. Neste post, vamos falar sobre algumas técnicas exclusivas para gerar leads com a produção de conteúdo. Confira!
A importância das técnicas de copy para gerar leads
Conhecer boas técnicas de copy para gerar leads qualificados é um passo importante para melhorar os resultados da sua empresa.
Pensando nisso, apresentaremos a seguir várias dicas que você pode aplicar. Continue a leitura e confira!
1. Criar acordos ao longo do texto
A técnica de criar acordos ao longo do texto, muito utilizada na área de vendas, consiste em fazer com que o seu lead concorde com o que está sendo escrito. Para aplicá-la, é preciso entender bem o seu cliente.
Por exemplo, você pode fazer perguntas às quais seu lead responderá “sim”, para que, no final, quando fizer a sua oferta, ele esteja mais inclinado a aceitar. Alguns exemplos de perguntas são:
- É isso que você busca?
- Você quer…?
- Você tem o sonho de…?
- O seu desejo é…?
- Você está cansado de…?
- Você gostaria de mudar…?
- Tem interesse em aprimorar…?
Ao completar essas perguntas com informações de interesse da sua persona, você conseguirá obter a concordância mental dela.
2. Estabelecer uma conexão emocional
Para obter resultados positivos com o copywriting, é preciso criar conexões com o seu leitor. Essa é uma das técnicas mais fundamentais e não pode ser deixada de fora.
Para estabelecer uma conexão emocional, é importante trabalhar com os seguintes pontos:
- entender como explorar as emoções do seu lead;
- utilizar uma linguagem adequada, com a qual o prospecto esteja familiarizado;
- incorporar elementos de storytelling no texto;
- personalizar o conteúdo de acordo com as características da sua persona;
- elogiar as pessoas que tomam a ação desejada.
Essa técnica, quando aplicada corretamente, tem o potencial para trazer ótimos resultados para a empresa por meio da geração de leads qualificados.
3. Criar tópicos com promessas extraordinárias
Para gerar leads qualificados por meio do copywriting, é importante fazer promessas extraordinárias. Os melhores locais para isso são nos títulos ou subtítulos, pois eles destacam o que você está prometendo.
Além de fazer promessas, é importante mostrar para a persona como você vai cumpri-las. Você pode listar as ações que ajudarão as pessoas a alcançar os benefícios apresentados no título ou subtítulo.
4. Incluir um Post Scriptum estratégico
O Post Scriptum (P.S.) é utilizado estrategicamente no final dos textos e é um importante gatilho mental para aumentar o número de leads qualificados. Eles têm uma alta taxa de leitura e você pode aproveitar esse fato para incentivar as pessoas a realizarem a ação desejada.
Basta incluir um P.S. no final do texto explicando como você cumpriu as promessas feitas nos títulos, apresentando a prova social e despertando a curiosidade daqueles que não leram todo o conteúdo. Essa técnica ajudará a gerar leads por meio do conteúdo.
5. Apostar no Future Pacing
O Future Pacing pode ser usado para criar uma imagem mental do possível futuro que a persona pode ter ao tomar a ação sugerida no copy. Em outras palavras, é preciso apresentar os benefícios por meio de uma história que mostre como a ação sugerida pode ser benéfica.
Essa técnica é uma boa opção e pode ser combinada com as técnicas mencionadas anteriormente.
6. Quebrar a expectativa da audiência
Uma técnica eficaz para prender a atenção do leitor é quebrar a expectativa da audiência. Você pode fazer isso por meio de imagens, sons, mudanças de cenário repentinas ou destacando partes importantes do texto.
Essa tática pode ser utilizada para fazer com que o leitor continue interessado no conteúdo.
7. Instigar a curiosidade do leitor
Outra técnica importante é instigar a curiosidade do leitor. Por meio de “loops abertos” você pode informar ao leitor sobre o tema que será abordado, de forma a despertar a curiosidade para que ele continue lendo.
Uma maneira de fazer isso é destacar um intervalo de tempo no qual a pessoa descobrirá a conclusão da história iniciada. Isso mantém a curiosidade do leitor e o leva a prosseguir no conteúdo.
8. Fazer promessas em bullet points
A utilização de listas é uma maneira eficaz de chamar a atenção do público e tornar os textos de fácil leitura. Você pode destacar benefícios, promessas e passo a passo em bullet points.
9. Adicionar depoimentos e citações
Criar promessas sobre o que o leitor vai aprender ou sobre o produto oferecido é importante. Porém, também é relevante provar essas afirmações.
Isso pode ser feito por meio de depoimentos, citações e dados que comprovem a eficácia da promessa.
10. Explorar o inimigo comum
Mostrar para a persona que ela tem um problema que precisa ser resolvido e destacar que a culpa por essa adversidade não é dela, mas sim de um inimigo em comum, pode ajudar na geração de leads qualificados.
11. Evidenciar a dor da persona
Mostrar as dores que a persona apresenta é fundamental para que ela se sinta insatisfeita com esses problemas e procure uma solução. Seu conteúdo deve ajudar a persona a entender a existência dessa dor e demonstrar que existe uma solução para ela.
12. Apresentar uma demonstração de ROI
A demonstração de ROI é uma técnica que pode ser usada para aumentar os resultados da sua empresa. Deixe claro que a ação que a persona vai tomar terá um custo muito menor do que os benefícios que podem ser alcançados.
13. Experimentar a ancoragem de preço
A ancoragem de preço consiste em gerar uma sensação de que a solução oferecida tem um preço alto, criando uma “âncora” na mente das pessoas. Quando o verdadeiro preço é apresentado, elas tendem a pensar que é uma oferta baixa e, com isso, mais propensas a adquirir o que está sendo oferecido.
14. Mostrar três opções derradeiras
Criar três opções contrastantes e levar a pessoa a escolher uma delas é uma técnica interessante para direcionar a decisão que a empresa deseja. As opções devem ser bem distintas e levar à ação desejada.
15. Não esquecer do CTA
O Call to Action (CTA) é uma chamada explícita para a ação. Deve ser curta, objetiva e não demandar várias ações. Uma boa opção é utilizar estruturas como:
- Se você anseia por [transformação almejada], clique em [botão ou link];
- Quer descobrir o segredo para [solução desejada]? Simplesmente [ação desejada];
- Cansado de [frustração comum]? Vamos resolver isso agora, [ação desejada];
- Se você está pronto para [mudança positiva], tudo que você precisa fazer é [ação desejada];
- Para conquistar [benefício valorizado], basta [ação desejada];
- Para dar um salto em direção a [realização de sonho], pressione [botão ou link];
- Não sofra mais com [problema persistente], apenas [ação desejada];
- Se você quer [vantagem desejada], então [ação desejada];
- Quer experimentar a diferença que [nosso produto/serviço] pode fazer? [Ação desejada];
- Pronto para obter [resultado tangível] em tempo recorde? Se sim, [ação desejada];
- Imagine finalmente conquistar [objetivo pessoal ou profissional], está a apenas um clique de distância, [ação desejada];
- Quer saber como evitar [dor do lead]? Então [ação desejada].
- Descubra a sensação de [experiência positiva], basta [ação desejada].
16. Entregar uma amostra grátis de conteúdo
A ideia dessa técnica é ensinar ao lead o que ele precisa saber para alcançar seus objetivos ou resolver suas dores, sem mostrar exatamente como fazer. Assim, o conteúdo gratuito serve para mostrar que você conhece o caminho e que o lead precisa realizar uma ação para depois ter acesso ao conteúdo completo.
17. Limitar a oferta de bônus
Criar um bônus é uma excelente forma de atrair leads e gerar um sentimento de vantagem ao fechar o negócio. No entanto, é importante oferecer bônus que realmente agreguem valor. Alguns exemplos são bônus de valor superior ao produto principal, bônus para quebrar objeções do lead e bônus para solucionar problemas futuros.
18. Oferecer garantias
Oferecer garantias é uma forma de incentivar o lead a realizar a ação desejada. Quando o cliente sente que não tem risco na operação, ele fica mais propenso a tomar a decisão.
19. Não ter medo da repetição, redundância e pleonasmo
A repetição de informações relevantes é uma estratégia comum na publicidade. Algumas ideias e informações podem aparecer várias vezes no texto para reforçar o posicionamento, especialmente quando se trata de uma vantagem competitiva da empresa ou um grande benefício proporcionado pelos produtos e serviços.
20. Utilizar as cinco modalidades da comunicação
Essa técnica permite ao copywriter explorar os meios de comunicação ligados aos cinco sentidos. A ideia é utilizar imagens, sons, textos, onomatopeias e descrições táteis para criar uma imagem mental clara no público, estimulando seus diversos sentidos.
21. Convencer com gatilhos mentais
Existem padrões de comportamento que ocorrem em uma pessoa quando há um estímulo específico. Esses estímulos são conhecidos como gatilhos mentais e tendem a motivar uma determinada ação no lead.
Alguns dos gatilhos mais comuns são a reciprocidade, o comprometimento, a prova social, a apreciação, a autoridade e a escassez. Cada um deles pode ser usado em um contexto específico para levar o leitor a realizar a ação desejada.
A relação entre escrita persuasiva e honestidade
Apesar do copywriting ser considerado uma forma de escrita mais persuasiva, ele não apresenta nenhum caráter manipulativo no leitor. A finalidade do copywriting é apresentar argumentos válidos, convincentes e reais para corroborar a opinião do autor.
Já a manipulação, quando presente na escrita, busca induzir o leitor a tomar uma decisão por meio de uma redação falsa e que conduz o indivíduo de maneira inconsciente para decisões que não são benéficas a ele. Portanto, o copywriting é uma prática ética, honesta e distante de qualquer tipo de ação enganosa que possa prejudicar o leitor.
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