10 ferramentas de IA para impulsionar a criação de conteúdo

10 ferramentas de IA para impulsionar a criação de conteúdo

Como toda novidade, o surgimento de ferramentas de inteligência artificial para a criação de conteúdo está causando grande empolgação no mercado. Para alguns, essas ferramentas representam uma forma eficiente de otimizar o trabalho, enquanto outros temem ser substituídos pelo avanço dessa tecnologia.

Com o intuito de esclarecer esse assunto e apresentar algumas ferramentas úteis para a estratégia de marketing de conteúdo, preparamos um artigo completo sobre o uso da IA na produção de conteúdo para a web.

Se você está pensando em aproveitar os benefícios dessa tecnologia, continue lendo e acompanhe nosso post!

Por que a Inteligência Artificial está em alta?

O uso de ferramentas tecnológicas para realizar atividades humanas está se tornando cada vez mais comum. Desde a popularização de assistentes virtuais como a Alexa, Siri e Google Assistente, as pessoas têm incorporado esses elementos em sua rotina.

Com o avanço no processo de transformação digital, muitas outras tarefas puderam ser automatizadas e incorporadas em programas e sistemas desenvolvidos para esse propósito.

Entre as diversas novidades, a IA está se destacando por sua capacidade de interagir com os usuários de forma cada vez mais natural. Essas ferramentas estão se tornando cada vez mais poderosas, especialmente devido à grande quantidade de dados disponíveis que são utilizados para seu aprendizado.

No entanto, é importante destacar que, por enquanto, elas não são capazes de criar informações, apenas compilam os registros que foram utilizados em seu processo de aprendizado.

Quais são as 10 ferramentas que podem ajudar na criação de conteúdo?

Recentemente, o uso da inteligência artificial no marketing se tornou um assunto em destaque em todo o mundo. Com a crescente popularidade do ChatGPT, surgiram várias possibilidades de aplicação para melhorar a produtividade e auxiliar no desenvolvimento de conteúdo relevante para construir a imagem de uma marca forte.

Embora seja uma ferramenta excelente, é preciso lembrar que, para se destacar dos concorrentes, é necessário usar a criatividade, algo que apenas os seres humanos são capazes de trazer.

No entanto, o uso de boas ferramentas é sempre relevante para melhorar o alcance e gerar vendas. Por isso, listamos várias ferramentas que podem ajudá-lo. Entenda mais sobre elas a seguir!

1. ChatGPT

O ChatGPT é a ferramenta mais famosa que vamos apresentar em nossa lista. Ele pode ser utilizado de várias formas na criação de conteúdo para a empresa. Por exemplo, ele pode gerar ideias de conteúdo para distribuir para sua audiência.

No entanto, é importante se atentar à sua persona para garantir que essas ideias sejam realmente interessantes e ajudem a aumentar o número de visitas em seu canal.

Além disso, o ChatGPT também pode ajudar na edição de conteúdos, otimização de estratégias de SEO, busca por palavras-chave relevantes, criação de legendas para vídeos, geração e otimização de títulos atrativos, busca por fontes de referências e ideias e criação de resumos que auxiliam no entendimento de um assunto.

Essas são algumas das possibilidades de utilizar o ChatGPT na criação de conteúdo para sua marca. Como você pode ver, ele é um recurso poderoso para encontrar as melhores estratégias e otimizar os resultados da empresa.

2. TheGPTTimes

O TheGPTTimes utiliza o GPT-3 para realizar suas tarefas e ajudar os usuários com suas solicitações. A ferramenta se baseia em tweets postados e a partir disso, desenvolve artigos e imagens que podem ser utilizados no marketing de conteúdo de uma empresa.

Dessa forma, o TheGPTTimes pode ser uma opção para abordar assuntos em alta no Twitter. Por exemplo, você pode pegar um post relacionado à sua persona no Twitter, incluir no TheGPTTimes e compartilhar com seus seguidores em outras redes sociais, como o Instagram.

No entanto, é importante incorporar a comunicação da sua marca para engajar a audiência e obter melhores resultados. Além disso, verifique se o conteúdo gerado pela IA faz sentido para a sua estratégia, a fim de evitar problemas com a sua audiência.

3. CodeWP

Uma etapa importante do marketing está relacionada à codificação de suas páginas. Por exemplo, por meio dela, é possível melhorar a experiência dos clientes, tornando o site mais fácil de usar. É nesse ponto que o CodeWP pode ser útil na criação de conteúdos.

Com essa ferramenta, você pode gerar códigos de snippets para o WordPress, evitar sites com erros, criar fluxos de trabalho e reduzir o tempo gasto na busca por soluções em fóruns para problemas na construção de páginas de vendas. Portanto, se você está procurando maneiras de aumentar a produtividade, essa ferramenta pode ser uma ótima opção.

4. Midjourney

Essa é outra ferramenta que pode auxiliar na criação de conteúdo e melhoria da estratégia de marketing. O MidJourney tem recursos de escrita rápida e criação de imagens que podem ser incorporados em seus posts nos diversos canais de marketing da sua empresa.

Além disso, a ferramenta promete expandir os poderes imaginativos da mente humana. Apenas utilizando-a você pode descobrir se o recurso é capaz de cumprir essa promessa. Vale a pena testar!

5. Sitekick

Outro recurso muito utilizado na melhoria dos resultados das estratégias de conteúdo da empresa são as landing pages. É nesse ponto que o Sitekick pode ser muito interessante. Por exemplo, se você está procurando mais assinantes para sua newsletter, pode utilizar o Sitekick para desenvolver páginas de destino com mais facilidade.

Tudo o que você precisa fazer é incluir uma descrição do seu negócio e aguardar o desenvolvimento da sua landing page. Além disso, é possível contar com recursos na hora de criar textos persuasivos que aparecem para o leitor, contando com um mecanismo de IA treinado a partir de outras páginas de alta conversão.

6. Perplexity

O Perplexity é um recurso de perguntas e respostas, semelhante ao ChatGPT. O objetivo dessa ferramenta é ajudar as pessoas a descobrir informações e compartilhá-las com seus conhecidos.

No entanto, você pode usar esse recurso para ter ideias para conteúdos, entender possíveis estratégias para o seu negócio, verificar o que está sendo mais buscado na ferramenta e desenvolver tópicos para postar nas redes sociais ou em outros canais da sua marca.

7. Synthesia

A Synthesia é uma plataforma que utiliza a IA para a elaboração de vídeos. Em seu sistema, é possível criar vídeos em até 120 idiomas, economizando tempo e recursos na produção desse material.

A plataforma oferece uma alternativa acessível para a elaboração de vídeos tradicionais, além disso, possui um aplicativo baseado na web que pode ser facilmente acessado pelo navegador. A interface também é bastante intuitiva, simplificando a vida de quem está iniciando nesse meio.

Você pode escolher entre mais de 100 tipos de avatares disponíveis e até desenvolver um avatar exclusivo para a sua empresa.

8. Voicely

O Voicely é responsável por transformar textos em arquivos de áudio por meio da tecnologia de IA. Com ele, você pode criar vozes realistas para qualquer texto em poucos segundos.

A ferramenta possui um banco de dados com mais de 745 vozes em 128 idiomas e dialetos diferentes. Isso possibilita realizar vários testes até encontrar a melhor opção para o seu conteúdo.

9. Speech Text

O Speech Text é um recurso que converte voz em texto em poucos segundos. Além disso, essa ferramenta conta com a leitura em voz alta, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso a conteúdos escritos.

Ela suporta mais de 30 idiomas e possui um sistema bastante preciso, com uma taxa de erro de apenas 3,8% nos dados utilizados. Essa ferramenta pode ser utilizada para transcrição de entrevistas, dados médicos, análise de chamadas de conferência, transcrição de podcasts, transformação de conteúdos MP3 em texto, criação de legendas, entre outras atividades.

10. VEED

Para quem utiliza conteúdo em vídeo em suas estratégias de comunicação, o VEED é uma ferramenta que vale a pena conhecer. Ele permite a transcrição de arquivos de áudio ou vídeo para texto. Essa transcrição é uma ótima forma de adaptar seus conteúdos para diferentes públicos e plataformas.

Além disso, o VEED oferece diversas ferramentas para facilitar a edição de vídeos, trazendo recursos profissionais para uma plataforma simples e intuitiva. É possível adicionar legendas aos vídeos, tornando-os mais acessíveis para o público.

Qual a importância de não terceirizar o marketing de conteúdo para a IA?

Para muitos profissionais da área de marketing, criação e comunicação, a comoditização da produção de conteúdo através da IA pode gerar medo. No entanto, isso torna o conteúdo autêntico, criativo e único ainda mais valioso para uma boa estratégia.

Esse fenômeno ambíguo é chamado de “grande paradoxo da IA”. Continue lendo para entender a importância de não terceirizar sua produção de ideias para as máquinas.

Uniformização do conteúdo

O uso indiscriminado dessas ferramentas pode resultar em conteúdo superficial, genérico e pouco informativo, tornando-se cada vez mais parecido com o de outras empresas concorrentes. Isso não contribui para a construção de uma imagem de marca com características próprias.

Além disso, o conteúdo deve conectar as soluções da empresa com as dores do seu público. Isso não pode ser feito por meio de nenhuma ferramenta de IA.

Falta de informações valiosas

Como essas ferramentas utilizam dados já existentes na internet, não é possível criar algo novo por meio delas. Apesar da escrita ser diferente, o conteúdo em si não é.

Portanto, fica ainda mais difícil agregar valor para os leitores, leads e outras pessoas que têm contato com esse tipo de informação. É importante destacar que a criatividade humana não pode ser substituída por recursos como esses.

Encadeamento de ideias

Um bom conteúdo deve apresentar um conjunto de ideias de maneira clara, coerente e hierarquizada para gerar valor para o leitor. Ao utilizar ferramentas que tratam apenas de um tema de cada vez, não é possível criar conexões entre as ideias, o que é crucial para gerar valor.

Alguns tópicos exigem várias pesquisas, análises de fontes confiáveis e a experiência de quem está escrevendo. Portanto, não podem ser substituídos por tópicos isolados sem conexão entre eles.

Agora que você entende como as ferramentas de inteligência artificial podem ser usadas de forma inteligente no seu dia a dia, aproveite suas vantagens sem perder a qualidade e a originalidade de um conteúdo desenvolvido por uma pessoa. Por isso, não deixe de explorar sua capacidade de criar conteúdos cada vez mais perspicazes e impactantes para seus leitores.

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