Gerar Leads está diretamente ligada a criação de novas oportunidades de negócio para sua empresa.
Definindo sua persona, você poderá saber para quem direcionar o conteúdo certo, rico e útil a essa persona. Esse conteúdo poderá ser oferecido de maneira gratuita por meio de e-books, landing pages, demonstração de seu produto ou serviço dentre outros. Para seu público ter acesso a esses materiais,o seu potencial cliente preenche um formulário fornecendo dados importantes para a criação de seu mailing, ou agenda de potenciais clientes (nome, endereço, telefone de contato) para assim fazer o download do material ofertado. Esse material não deverá ser produzido de maneira leviana, o conteúdo deverá ser atrativo e relevante a seu público para gerar interesse.
Esses Leads, pousaram em seu site ou landing page em diversas fases do processo de compra e que foram atraídos até elas pois possuem interesse em seu produto ou serviço oferecido. Dependendo do item ofertado, é normal aparecerem leads em diversos estágios do processo de compra, podendo ser uma oferta direta são ações voltadas para o processo de compra, é eficaz quando seu Lead já sabe exatamente o que deseja e está pronto para entrar em contato direto com um vendedor (uma solicitação de orçamento, por exemplo) ou uma oferta indireta, que são ações voltadas para o processo inicial da jornada de compra, onde o cliente é atraído por meio de conteúdos educativos (como por exemplo o download de um e-book), nessa fase não é falado de maneira direta em produto.Por ser fornecidos conteúdos de qualidade e na maioria de suas vezes gratuita a demanda é grande e com isso o número gerado de Leads acaba se tornando maior, porém nessa fase o Lead não necessariamente está preparado para efetuar a compra (ao menos inicialmente).
Após captados, os Leads deverão ser nutridos com conteúdo relevante no intuito de guiá-los a avançar na jornada de compra, até o momento do contato direto com um vendedor.
Como fornecer conteúdos relevantes a meus Leads?
Através de produção de eBooks:
Os eBooks estão entre os artifícios mais clássicos para fornecer conteúdo relevante, ligado ao sua marca a sua audiência. Os eBooks permitem que você aborde o tema de uma maneira mais abrangente e detalhada, de uma forma que você não poderia detalhar em um post de redes sociais, por exemplo. O “pulo do gato” na produção de ebooks é fornecer conteúdos bem elaborados e de qualidade, com isso além de atrair mais Leads, você acabará se tornando uma referência em sua área de atuação, sendo um dos primeiros nomes que vem a mente de seus consumidores, quando procurarem por determinado tema nos ambiente digital.
Produção de Webnars:
Uma característica especial dos webnars é que como eles são produzidos em vídeos eles tendem a aproximar a sua audiência de você, trazendo um toque mais pessoal na divulgação desses conteúdos, gerando uma empatia natural a sua marca. Podem ser produzidos de duas formas: gravados previamente ou por transmissão ao vivo.
Ao produzir webinars ao vivo, você poderá interagir com quem está assistindo e gerando Leads de maneira imediata. Caso opte por gravar o webinar, ele continuará gerando Leads por tempo indeterminado.
Hoje em dia podemos encontrar diversos equipamentos como smartphones, microfones e webcams com um bom custo benefício. Mas lembre-se, a imagem de sua empresa estará refletida nas telas dos celulares ou computadores, portanto se você não dispõe de equipamentos, ou mesmo possui algum tipo de dificuldade , invista em uma empresa especializada para te ajudar com a produção desses conteúdos.
Newsletter:
É um tipo de conteúdo produzido e enviado por meio de emails, com conteúdos que você considere interessante para sua audiência. Esse material poderá ser disponibilizado semanalmente,quinzenalmente ou mensalmente de acordo com sua disponibilidade ou de seu planejamento de marketing. Procure selecionar materiais voltados para diferentes estágios do funil de vendas, para que seu cliente possa se identificar com ao menos uma delas.
Sorteios e concursos:
Você poderá ofertar um produto ou serviço de sua empresa, ou outras coisas que sejam interessantes para seu público. O importante nessa estratégia é estimular o engajamento de seu público com seu produto ou serviço. A experiência de ganhar algo também ajudará a divulgar seu produto nas redes sociais,divulgando também sua empresa. é importante saber que sorteios, diferente de concursos culturais, existem regras específicas de acordo com as regras Caixa Econômica Federal.
Guia para leitura rápida:
Diferente dos eBooks, o guias de leitura rápida, são produzidos de maneira mais enxuta e direta, utilizando cores e informações estrategicamente organizadas, são indicadas para personas que possuem pouco tempo para leitura. Eles agregam igual valor para sua audiência e possuem o mesmo poder de conversão e geração de Leads.
Produção de vídeos:
Já vemos em outros posts anteriormente postados aqui no blog da Pepper Web que os vídeos tem um alto poder de conversão. Vídeos curtos e atrativos são certeiros para atrair a atenção de sua audiência Nesse caso, o que desejamos e converter Leads e o diferencial nesse caso é o tipo conteúdo ofertado.
Vídeos com conteúdos mais densos como webséries, cursos, entrevistas longas são um excelente formato de produção de vídeos para serem disponibilizados em Landing pages onde o usuário se cadastra e receberá e irá acessar ao conteúdo de maneira semanal, quinzenal ou mensal. A dica para prender a audiência é produzir o conteúdo com uma temática única, com continuidade.
Essas são algumas das muitas estratégias de captação de Leads, disponíveis no ambiente digital. Através de um diagnóstico é possível avaliar qual a melhor estratégia para seu produto ou serviço. Se mesmo após essa leitura você sentir alguma dificuldade em implantar alguma dessas estratégias em sua empresa, conte com a ajuda especializada da Pepper Web.