Como montar uma boa estratégia de conteúdo?

Como montar uma boa estratégia de conteúdo?

 

Como montar uma boa estratégia de conteudo

Nos tempos atuais, uma das ferramentas mais efetivas para impulsionar o sucesso do seu negócio é o conteúdo. A era digital da informação demanda que sua marca ofereça, além do seu produto ou serviço, conteúdo relevante sobre seu universo de venda. Confira por que é essencial possuir uma estratégia de conteúdo e dicas para traçar a sua!

  • Afinal, por que é tão indispensável ter uma estratégia de conteúdo?

Investir numa boa estratégia de conteúdo é primordial para ganhar destaque em meio à concorrência: marcas que oferecem informação ao cliente demonstram ter autoridade na sua área, conquistando, portanto mais credibilidade. Há também mais chances de você ser encontrado pelo público-alvo, visto que você será o fornecedor do conteúdo que ele procura – principalmente se você investir em palavras-chave a fim de melhorar sua colocação em sites de busca. Por fim, uma empresa que oferta informações relevantes para seus consumidores, como dicas, tutorias e curiosidades que permeiam o universo do seu produto ou serviço gera com esse público um vínculo – a audiência irá atrás da sua marca naturalmente por se identificar com seu conteúdo –, alavancando suas vendas a longo prazo.

  •  E como eu posso montar uma estratégia de conteúdo?

Se você está convencido de que sua empresa precisa começar a investir em conteúdo, mas não sabe por onde começar, separamos alguns pontos importantes para mapear sua estratégia:

 1. Quem é o meu público-alvo?

No marketing digital, chama-se de persona o cliente típico da sua empresa. Antes de começar qualquer produção de conteúdo, é imprescindível conhecer a persona da sua marca. Para isso, apoie-se na sua base atual de clientes e procure seus pontos em comum. Pense em características básicas como idade, gênero, profissão, mas também em atributos mais particulares, como os lugares que frequenta, o que faz nas horas vagas, redes sociais em que é mais ativa… As perguntas podem variar conforme o público. O que se deve ter como objetivo é traçar as particularidades de forma mais específica possível e que sejam relevantes para sua estratégia.

 2. O que meu público-alvo quer?

Uma vez definida sua persona, é preciso refletir sobre o que ela está procurando. Às vezes o público que você deve atingir nem sabe que precisa de seu produto. Por isso, é importante que o seu conteúdo esteja alinhado com os anseios e preocupações desses consumidores, para que, assim, eles possam chegar até sua marca. Por exemplo: se você vende colchões ortopédicos, pode criar conteúdo com dicas para melhorar seu sono. Assim, os consumidores que não estão dormindo bem, mas ainda não consideraram trocar seu colchão, acabarão na sua página, aumentando suas chances de conversão em vendas.

 3. Onde meu público-alvo está?

Quando você cria conteúdo de qualidade e relevante para sua persona, a tendência é que seja criada uma conexão entre sua marca e a audiência e que ela procure seu conteúdo esponeamente. Entretanto, esse processo não é automático: é necessário antes que você seja visto por essas pessoas. Identifique as redes sociais mais utilizadas pela sua persona – Facebook? LinkedIn? Instagram? Twitter? – e alinhe sua estratégia de conteúdo com as particularidades dessas plataformas. Se necessário, pense em investir em conteúdo patrocinado – como Google AdWords e Facebook Ads – para alavancar o potencial da sua estratégia. Identificar as palavras-chave relacionadas à sua abordagem e utilizá-las na sua produção também é uma maneira estratégica de aumentar suas visualizações. Além disso, deixe seu conteúdo em evidência no seu site e aposte no e-mail marketing para conquistar um vínculo mais forte com sua base atual de clientes.

 4. Como organizar o conteúdo?

Uma estratégia eficaz requer um planejamento organizado em relação à publicação de conteúdo. Defina um responsável para gerenciar a qualidade e a quantidade do conteúdo produzido. Estipule uma frequência para disponibilizar cada tipo de conteúdo – você pode publicar pequenas dicas e curiosidades três vezes por semana e ter uma publicação mais detalhada a cada quinze dias, por exemplo. O objetivo principal a ser percorrido é manter uma atualização constante a fim de gerar um tráfego contínuo na sua página, mas levando em consideração os limites de sua equipe. Além disso, floodar os consumidores com conteúdo em excesso pode acabar surtindo o efeito oposto e gerar o desinteresse pela sua marca.

Cadastre-se e receba novidades:

Estamos comprometidos com a sua privacidade. A PepperWeb usa as informações que você nos fornece para contatá-lo sobre nosso conteúdo, produtos e serviços relevantes. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para mais informações, confira nossa política de privacidade .

Mais conteúdos que podem te ajudar:

Assessoria de Imprensa com Inbound Marketing

“Quando você fala bem do seu próprio negócio, é propaganda. Quando os outros falam bem dele, é assessoria de imprensa”. Embora simples, essa definição traz vários insights de como um bom relacionamento com a mídia pode impulsionar sua estratégia de inbound (nos EUA, por exemplo, escutamos cada vez mais o termo “Inbound PR (Public Relations)”. Veja abaixo 3 vantagens e 1 ponto de atenção ao integrar estas estratégias…

Como construir uma marca forte?

Branding ou Brand management é tudo que se refere a gestão de uma marca: seu nome, imagens ou ideias a ela associadas tipo seu slogan,

Fale Conosco

Você só precisa preencher os campos abaixo:

Mais canais de comunicação

Você também pode falar pelos canais:

Telegram

Youtube

Google