Quando você abre uma agência, sua visão é que ela prospere de forma a ter um a cartilha de clientes de fazer inveja. Para isso, você precisa entender seu cliente, principalmente entender que ele deseja um atendimento de qualidade. Dessa forma você conseguirá se destacar e evitar que esse cliente procure pela concorrência.
A importância do atendimento começa em não só conquistar novos clientes, como também manter os existentes; não adianta você atrair e encher sua cartilha com novos clientes, se não fidelizar esses clientes de forma que eles sintam vontade de permanecer na sua agência. Sem falar que um cliente fiel além de não procurar a concorrência, ele indicará o seu serviço para conhecidos e dessa maneira você terá ainda mais chance de aumentar sua a visibilidade da sua agência.
Para implantar um atendimento de qualidade na sua agência é preciso saber onde está errando para erradicar esses costumes e priorizar a satisfação do cliente. Abaixo vamos te mostrar alguns erros que você pode estar cometendo:
- Oferecer vários tipos de serviços não é uma boa opção, o famoso “atirar para todos os lados” não favorece seu negócio principalmente se o seu desejo é ser reconhecido no mercado. Seu cliente precisa sentir confiança na sua empresa e pra isso você precisa apresentar algo concreto, mostrar firmeza tanto em atitude quanto na forma de se comunicar. E vale ressaltar que essa atitude demanda recursos como esforço e dinheiro de forma desnecessária;
- Outro erro que é bem comum de acontecer, principalmente no início quando está em busca de novos clientes, é a oferta de preços abaixo do mercado. Você precisa entender que conquistar seus clientes tem que ser por meio da qualidade do seu trabalho e um bom começo é pelo atendimento, se o cliente estiver satisfeito com o atendimento e com o serviço prestado, estará disposto a pagar mais;
- Não conhecer o seu cliente é um erro primário. Para saber o que e como ofertar para ele é preciso conhecê-lo, saber o seu desejo, saber o que ele espera, ouvi-lo e mostrar que a opinião dele é considerada, não deixe transparecer que ele é apenas mais um da sua lista;
- Para garantir credibilidade com seu cliente, é imprescindível cumprir os prazos acertados com ele, se possível recuse trabalhos que você perceba que não vai conseguir entregar em tempo ou tente mudar o prazo. Comece entendendo que ser honesto com seu cliente é melhor do que perder a confiança dele;
- Não mostrar resultados para o cliente é também um erro, ele precisa saber que está investindo e não apenas gastando tempo e dinheiro com sua agência. Marque reuniões e mostre gráficos de engajamento do público, e caso o resultado não seja satisfatório para o mesmo, mostre interesse em melhorar esse quadro e peça a opinião dele, crie uma relação segura com seu cliente;
- Seu planejamento é fundamental e quando você não se organiza nessa questão não tem coo alcançar seu objetivo. Crie uma agenda, trace caminhos que favoreçam ambas as partes e se mantenha alinhado com o restante da sua equipe;
- Você precisa ser receptivo com as críticas construtivas que o cliente fizer, ele está bem atento e como diz o ditado, “ninguém é perfeito”, todos cometemos erros. O que realmente importa é ser sensato e usar deixar o orgulho de lado assumindo seu erro e conversando com o cliente para decidir a melhor forma de corrigir e melhorar naquele aspecto;
- Não saber explicar ou não ter paciência com a falta de informação do cliente é outro erro bem comum, se o cliente está em busca do seu serviço é porque ele não saber fazê-lo, ou seja, como ele vai saber o que precisa ser feito ou onde está o erro? Educar o cliente é mostrar que você sabe o que é e como resolver o problema. Não permita que ele ache que pagou por um serviço inútil e que o seu trabalho é desnecessário;
- Por fim, um erro que é cometido é dar muita importância a um cliente esquecendo os demais. Mesmo existindo clientes que pagam mais ou com demanda maior, isso não quer dizer que os outros não são importantes, todos eles são necessários para sua agência e independente do contrato, você precisa dar o seu melhor para todos.
Identificou algum desses erros na sua empresa e não sabe como resolver? A Pepper Web está aqui para auxiliar o seu desenvolvimento, entre em contato.