Sabe quando escutamos “você deve saber receber uma crítica construtiva”? Como um a crítica pode ser construtiva ou como ela pode se tornar construtiva? Nesse caso, a interpretação é fundamental. O desenvolvimento de uma empresa está altamente atrelado aos feedbacks dados pelos clientes, lideres, ou até entre colegas de trabalho. É importante saber onde estamos errando ou acertando para buscar melhorias e avaliar o desempenho. Feedback é uma resposta recebida após uma ação, uma espécie de avaliação. Ao pé da letra feedback é a informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.
Certo, mas como a interpretação é fundamental no recebimento de um feedback?
Receber um feedback não necessariamente é algo ruim, por isso podemos dizer que o feedback poder ser positivo, construtivo e negativo; são 3 categorias que sabendo diferenciá-las atingiremos o objetivo que elas representam.
- O objetivo do feedback positivo é elogiar uma atitude que teve um impacto positivo e que poderia ser repetida ou em certo caso melhorada.
- Já quando falamos do feedback construtivo, trata-se de um comportamento negativo que precisa ser aprimorado de forma que não prejudique nem a empresa nem o profissional futuramente.
- Quando o feedback é negativo, quer dizer que aquela atitude não deve mais ser tomada, pois aprimora-la demandaria um tempo que poderíamos empregar em outra tarefa. Portanto, se torna apenas um comentário negativo sobre um comportamento que necessita ser modificado.
Tendo em vista que uma empresa é um conjunto de pessoas que executam tarefas que juntas alcançam o mesmo objetivo, se cada uma dessas pessoas, recebendo um feedback, buscar sua melhoria, o crescimento será evidente.
O aprimoramento de produto, serviço ou comportamento é extremamente necessário quando a visão da empresa é se manter no mercado de forma diferenciada e fidelizar clientes; o que é oferecido e a forma como é oferecido é observado em qualquer que seja o local. Pensa conosco, quando você vai num local comprar um determinado item, como por exemplo um celular, a loja pode ter o seu produto e te ofertar um ótimo preço, mas se o atendimento não for de qualidade, sua avaliação sobre aquela loja não será das melhores. É através dessa sua avaliação que atitudes serão tomadas visando a melhoria da empresa.
A prática do feedback é uma via de mão dupla, dentro de uma instituição, você tanto pode receber feedback como dar um feedback e para isso é indispensável que você saiba a melhor forma de fazer isso então, aí vão algumas dicas:
- O feedback precisa ser dado em tempo, de forma que a situação ainda esteja fresca na mente de ambas as partes, porém é importante não fazer tomado pela emoção do momento;
- Pensar antecipadamente nos argumentos é uma boa estratégia também, escrever o que será dito para que a conversa flua com mais clareza, tratando esse momento com a devida importância;
- Apesar de ser uma técnica bem conhecida, não é recomendável utilizar a "técnica sanduíche" que consiste em inserir um a crítica entre 2 elogios, pois isso mascara a crítica e faz com que o elogio não tenha nenhuma relevância;
- E importante também dar o feedback pessoalmente e em um tommenos pungente para que a crítica construtiva funcione, pois o impacto da crítica é bem maior que o de um elogio;
- Não é recomendável oferecer feedbacks construtivos em público, pois de alguma forma isso pode constranger quem o recebe;
- Fazer piadas pode minimizar a importância daquela situação e não é disse que precisamos;
- Como também é essencial ter tempo para passar o feedback, cuidar do desenvolvimento da conversa é de extrema importância para uma boa absorção.
Para mostrar ao cliente que valorizamos o feedback dele, é primordial mudarmos o comportamento, serviço e produto oferecido de forma a colocar em prática a opinião deles, demonstrando importância pelo que ele fala.
Quer entender mais sobre esse assunto? Nós da Pepper Web temos o prazer de te ajudar a colocar essas dicas em prática. Entre em contato conosco.