Relacionamento online entre as marcas e os consumidores cresce a cada dia através das estratégias de marketing digital. Enquanto algumas marcas protagonizam cases de sucesso nos meios digitais, outras já não conseguem ter resultados satisfatórios.
O erro de muitos negócios é começar a atuar no ambiente digital sem um planejamento estratégico. Antes de criar um site ou blog e postar nas suas redes sociais, é preciso ter em mente que alguns investimentos deverão ser feitos. Confira neste post as 10 ferramentas essenciais a se investir para garantir um marketing digital de sucesso.
Curso
Esse é o passo inicial do seu negócio. Se você não sabe por onde começar, é melhor investir em um curso que ensine o passo-a-passo de como estruturar um negócio online, desde a estrutura que será necessária, como criar contas nas plataformas digitais até as estratégias de venda. Você economizará bastante o tempo que passaria pesquisando e juntando todas as informações. Além disso, as chances de cometer erros de principiante diminuem bastante.
Registro do domínio
Esse é o passo inicial para começar a estratégia online, pois você precisa registrar sua marca para garantir que seu nome seja de uso exclusivo. Pode parecer irrelevante, mas essa etapa é muito importante, porque, caso sua marca faça sucesso posteriormente e alguém acabe registrando antes de você, você terá que recomeçar com outra. Isso significa partir do zero de um processo de fortalecimento da sua marca e, de quebra, ainda pode perder clientes para a marca concorrente. Além disso, gera confusão na cabeça dos seus consumidores e não passa seriedade alguma!
Site
Hoje em dia, com as inúmeras redes sociais, você pode até pensar que não é necessário ter um site para sua empresa, mas isso facilita bastante na hora de aplicar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para ser encontrado primeiro nos sites de busca. Além disso, um site passa seriedade para seu consumidor – é, portanto, parte da estratégia de fortalecimento da sua marca no ambiente digital. Há opções de hospedagem de baixo custo no mercado e você pode contratar uma agência de marketing digital para fazer o layout.
Inbound Marketing
As estratégias de Inbound Marketing consistem em atrair organicamente o consumidor para a sua marca. Seus três pilares consistem em SEO, marketing de conteúdo e redes sociais. Esses três elementos atuam de forma conjunta para que o público encontre sua marca e tenha interesse pelo conteúdo compartilhado nos seus canais de forma voluntária. O segredo do sucesso dessas ferramentas é produzir um conteúdo direcionado para sua persona e utilizar as palavras-chave certas para ser encontrado, e isso requer um trabalho de estudar e interpretar o público, que demanda uma equipe especializada e muito focada nessa tarefa. Portanto, é preciso que você invista em pessoal qualificado, seja contratando uma equipe de marketing ou uma agência para fazer o trabalho por você.
E-mail marketing
Investir numa ferramenta de e-mail marketing é fundamental para qualquer empresa que quiser manter uma estratégia de marketing digital, pois o recurso é o que mais tem potencial de conversão. Através dela, você pode nutrir seus leads com conteúdo personalizado. Existem no mercado tanto ferramentas gratuitas – geralmente com um número limitado de leads – quanto pagas. Você deve estudar as necessidades e objetivos do seu negócio para decidir se vale ou não à pena investir esse dinheiro.
Blog
O blog é fundamental para que sua estratégia de Inbound Marketing dê certo: mantendo um blog em seu site, você poderá otimizar sua estratégia de SEO, pois os consumidores serão direcionados para seu site não só procurando sua marca ou seu produto específico, mas também conteúdos relacionados ao seu nicho. Além disso, produzir conteúdo em um blog dentro do seu site demonstra que você tem autoridade no assunto e permite que sua geração de leads seja mais eficaz – se os leitores gostarem do seu conteúdo, podem se inscrever numa newsletter para receber atualizações sobre ele, por exemplo, e aí você poderá nutrí-los de forma mais eficaz e levando em conta seus interesses específicos.
Automação de marketing
O sistema de automação de marketing serve para automatizar o processo de nutrição de leads com conteúdo, separando-os por grupos de interesse, algumas opções também produzem relatórios sobre como está se dando esse consumo de conteúdo. Esse investimento é primordial porque ele poupará bastante trabalho da sua equipe, visto que, dependendo do porte da sua empresa, pensar em analisar e separar centenas ou mesmo milhares de leads manualmente demandaria um tempo tremendo – que pode ser gasto executando outras tarefas.
CRM (Customer Relationship Management)
O CRM é mais um sistema focado na automatização de processos. Nesse caso, é um software que centraliza as informações dos clientes, como histórico de vendas e de interações com cada um deles. Dessa forma, você poderá otimizar sua estratégia de marketing, estruturando-a a partir dos dados coletados por essa ferramenta. Novamente, é um recurso poderoso no sentido de poupar tempo e trabalho de sua equipe, que poderá direcionar-se a tarefas mais importantes para sua estratégia.
Análise de métricas
Para manter um crescimento satisfatório do seu negócio, é importante que não só você estabeleça metas como também analise se essas metas estão sendo alcançadas. Para isso, você deverá analisar constantemente métricas. Existem diversas métricas a serem levantadas, por isso é importante ter uma meta: seja ela aumentar o número de vendas, o número de leads ou melhorar o relacionamento pós-venda, é a meta que vai direcionar você à análise das métricas certas. A partir dessa análise é que você vai poder avaliar como anda sua estratégia – e, se for o caso, pensar em modificá-la.
CRO (Conversion Rate Optimization)
A otimização da taxa de conversão é a realização periódica de testes com objetivos de descobrir maneiras mais efetivas de converter por meio de seus canais digitais. A CRO serve para que você não se acomode caso seus resultados saiam como o esperado – pois a acomodação pode, a médio e longo prazo, fazer com que seu negócio fique para trás no meio digital. Por isso, é fundamental investir nessa técnica para sobreviver nesse mercado dinâmico que é o online.