Hoje em dia, ter uma presença digital é bem acessível: é possível criar uma conta nas redes sociais mais importantes – como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube – de forma gratuita. Nesse cenário, muitos podem pensar que os sites estão obsoletos ou que ter ou não um site não é tão importante assim. Entretanto, pense nas marcas de grande sucesso: alguma delas não tem site?
Nesse post, vamos mostrar por que ter um site não só é essencial para sua estratégia de marketing digital, como também é seu elemento mais importante.
1. Transmite credibilidade
Caso alguém procure num site de busca algo relacionado ao seu nicho de mercado, um site com um layout bonito e responsivo, que reúna informações sobre a sua empresa, todos os seus produtos ou serviços, localização e contato passa mais credibilidade do que apenas um resultado no mapa com telefone ou mesmo apenas uma página no Facebook ou no Instagram. Ter um site é uma ótima maneira de passar uma boa impressão para o seu potencial cliente, pois ter um site bonito e bem estruturado demonstra que sua marca se preocupa com sua imagem e, portanto, é uma marca séria e comprometida com o consumidor.
2. Aumenta o potencial de vendas
Você pode aliar o seu negócio presencial a um e-commerce e, assim, amplificar consideravelmente o seu potencial de vendas. Em primeiro lugar, porque você não precisa se limitar ao horário comercial: seus clientes podem fazer uma compra a qualquer hora do dia e até em feriados. Em segundo lugar, porque você pode fazer vendas além do seu entorno mais próximo: a internet possibilita que você comercialize seus produtos para todo o país e até para o mundo! Se a sua empresa vende serviços que não podem ser comercializados virtualmente – como um consultório médico, por exemplo –, um site é igualmente importante no papel de potencializar vendas, pois, por meio dele, os consumidores podem ter acesso a informações sobre os seu serviços e até mesmo agendar uma visita.
3. Possibilita a geração de leads
Os leads são aquelas pessoas que de alguma forma demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço. Se você possui um site com conteúdo bem trabalhado e relevante para o seu público, pode ter uma área na qual é possível cadastrar-se para e-mail marketing, uma das formas mais eficazes de gerar leads e relacionar-se com o cliente. Desse forma, fica muito mais fácil identificar os clientes que efetivamente demonstram interesse em comprar o seu produto ou serviço do que uma simples página no Facebook – curtidas são importantes, mas não refletem de fato seu potencial de conversão de vendas.
4. Atrai o cliente para sua marca
Ter um site permite que você trabalhe estratégias de SEO para ser encontrado com mais facilidade pelo seu consumidor em potencial: utilizando as palavras-chave certas, suas chances de ser encontrado antes da concorrência se multiplicam. Além disso, você pode manter em seu site um blog com conteúdo relevante para sua persona, fazendo com que você também seja encontrado por pessoas à procura de assuntos relacionados ao seu universo – e, assim, você tem a oportunidade que essas pessoas conheçam seu produto ou serviço e considerem comprá-lo.